header top bar

section content

Governo do estado corta AIHs e Hospital de São João do Rio do Peixe será fechado

Segundo a diretora o repasse de AIHs para o hospital não acontece desde novembro de 2008, chegando a 5 meses de atraso, fato que inviabiliza o funcionamento da casa de saúde.

Por

13/04/2009 às 07h57

Depois do corte dos repasses das AIHs de Uiraúna, agora foi à vez de São João do Rio do Peixe. O Hospital filantrópico Capitão João Dantas Roteia poderá fechar suas portas para o atendimento à população por falta de recursos para manutenção, como também para o pagamento da folha de pessoal.

A diretora do Hospital, Dra. Decy Gomes Dantas, afirmou que a unidade de saúde funciona com os repasses da prefeitura municipal na ordem de R$ 20 mil e do governo do estado na ordem de R$ 30 mil. Segundo a diretora o repasse de AIHs para o hospital não acontece desde novembro de 2008, chegando a 5 meses de atraso, fato que inviabiliza o funcionamento da casa de saúde.

Os recursos repassados pelo poder público municipal não estão sendo suficientes para manter a alimentação, medicamentos, material de limpeza e funcionários. Segundo a direção os médicos plantonistas e os demais funcionários, ainda não receberam os salários referentes ao mês de março, causando descontentamento aos profissionais que trabalham em plantão 24 horas. A direção anunciou que se os repasses não forem resolvidos até o final do mês de abril, a partir de maio o hospital fechará suas portas para o atendimento ao público.

Apelo

A população clama as autoridades políticas, que interfiram junto ao governo do estado para que o único Hospital de São João do Rio do Peixe não venha a fechar as suas portas, conforme está sendo anunciado pela sua direção, tendo em vista a impossibilidade do funcionamento sem o repasse dos recursos das AIHs.

Com relação aos repasses da Casa de Saúde Padre Costa em Uiraúna, o deputado federal Wilson Santiago garantiu que tudo será normalizado ainda este mês, e população não será prejudicada, espera-se agora uma ação do parlamentar para solucionar o problema junto a secretaria de saúde do estado.

JOSELITO FEITOSA
Da Redação do Diário do Sertão

Tags:
Recomendado pelo Google: