header top bar

section content

Santarém encerra primeiro ciclo de debates do Orçamento Democrático

A Prefeitura de Santarém, encerrou nesta terça-feira(07) o primeiro ciclo de debates sobre o Orçamento Democrático. A prefeita Lucrécia Adriana, seguiu o exemplo das cidade de João pessoa e Cajazeiras. Em Santarém é a primeira vez na sua história desde a fundação que a prefeitura  implantar este  modelo de gestão participativa. Desde o último dia […]

Por

08/04/2009 às 01h13

A Prefeitura de Santarém, encerrou nesta terça-feira(07) o primeiro ciclo de debates sobre o Orçamento Democrático. A prefeita Lucrécia Adriana, seguiu o exemplo das cidade de João pessoa e Cajazeiras. Em Santarém é a primeira vez na sua história desde a fundação que a prefeitura  implantar este  modelo de gestão participativa.

Desde o último dia 28 de março, a Prefeitura promoveu uma série de audiências públicas para debater as principais necessidades e reivindicações da população.O resultado da participação popular na elaboração dos instrumentos de planejamento municipal, será inserrido na Lei de Diretrizes Orçamentárias-LDO.

A iniciativa implantada pelo governo da Prefeita Lucrécia Adriana(PMDB), buscou aproximar a comunidade a realidade do município. “Foi extremamente importante a participação dos moradores, pois todos juntos discutimos sobre os problemas e traçamos metas de ações, visando o desenvolvimento sustentável do nosso município”, comentou a jovem prefeita

A prática do Orçamento Participativo tem possibilitado o aprendizado de atitudes democráticas no processo decisório tanto para os atores da sociedade civil como do governo. Entre os representantes da sociedade civil fortalecem as atitudes de solidariedade e união entre segmentos sociais distintos a partir de uma visão comparativa do grau de carências e necessidades de cada região ou segmento.

Forão realizadas 9 audiências públicas durante os meses de março e e abril, ocorrendo de maneira regionalizada, para que fosse condensada as principais demandas de cada área do município.

Outras ações municipais

Chamada Escolar
Nesta quarta-feira(08), serão entregues aos vencedores do Projeto "Chamada Escolar", três computadores, sendo dois para a zona urbana e um para zona rural. O sorteio destes computadores foi um estimulo dado pela Prefeitura para que os alunos se interessassem em efetivar suas matrículas e consequentemente garantisse a efetiva inclussão do maior número de alunos na rede municipal de ensino.

Gesto concreto
Nesta quinta-feira(09), vespera da sexta-feira da Paixão, a prefeita Lucrécia Adriana, estará distribuindo com cerca de 800 familias carentes de todo o município, peixe, pão e vinho, sendo este um gesto concreto da administração municipal para com as familias santarenas. Para a jovem prefeita, " está é uma forma simbólica de relembrar os gestos sagrados de Cristo, quando distribui com os famintos, pão e peixe"frisou

JOSELITO FEITOSA
Da Redação do Diário do Sertão

Tags:
Recomendado pelo Google: