header top bar

section content

Secretário de Agricultura de Aurora participa de encontro em Fortaleza

O Secretário de Agricultura do município de Aurora José Dácio, esteve recentemente em Fortaleza, onde participou de encontro com o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, Camilo Santana. O evento contou com a participação de cento e vinte secretários de todo estado do ceará, que juntos discutiram toda problemática voltada para a agricultura […]

Por

07/04/2009 às 13h58

O Secretário de Agricultura do município de Aurora José Dácio, esteve recentemente em Fortaleza, onde participou de encontro com o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, Camilo Santana.

O evento contou com a participação de cento e vinte secretários de todo estado do ceará, que juntos discutiram toda problemática voltada para a agricultura familiar. Durante os dias, 30 e 31/03, dois dias de reunião em Fortaleza, várias questões foram trabalhadas como também alguns encaminhamentos a exemplo da discussão acerca da atual estrutura das secretarias municipais de agricultura. Na ocasião foi traçado um diagnóstico objetivando quais os tipos de instrumento que as referidas secretárias dispõem, para que possam assim, atender as necessidades dos agricultores.

O Secretário de Agricultura José Dácio, disse ainda que o chefe da secretaria de desenvolvimento agrário, Camilo Santana, irá trabalhar apartir de então a buscar de novos incentivos junto ao governo estadual e o federal, no sentido de estruturar as secretárias de agricultura dos municípios cearenses.

A proposta é atender toda demanda da área, dentre as quais: a campanha contra a febre aftosa, que, aliás, já foi iniciada desde o último dia 1º de abril e se encerrará no dia 30 do corrente. Outro problema preocupante também abordado no evento, diz respeito a sanidade animal, que tem causado uma grande preocupação aos órgãos competentes quanto a vacinação animal.

Neste sentido, conforme o secretário um técnico da secretária de agricultura de Aurora, já está sendo disponibilizado para participar de um curso de capacitação e logo asseguir, o programa possa ser instalado no município de Aurora.

Mais um assunto interessante discutido foi a questão do reordenamento fundiário, que trata do cadastramento ou recadastramento das pequenas propriedades rurais do município.

Já durante a última segunda-feira, 06, o secretário de agricultura José Dácio juntamente com o prefeito municipal Adailtom Macedo, esteve na cidade de Granjeiro, onde participaram do governo itinerante de Cid Gomes (PSB). Na oportunidade os representantes aurorenses trataram mais uma vez de reivindicar junto ao Sr. Governador do estado, recursos para o setor de agricultura no sentido de minimizar o sofrimento do homem do campo.

O Secretário José Dácio, fez saber a todos que o município de Aurora, dispõe de uma população superior a 24 mil habitantes, sendo a sua maioria residente no interior rural. Sendo, portanto Aurora, um município essencialmente agrícola – a principal base da sua economia.

Por fim, o secretário salientou a conclusão dos trabalhos do programa de aração de terras, que no total atendeu aproximadamente a ordem de mil e cem horas de trator, beneficiando assim, inúmeros agricultores de pequeno porte do município de Aurora. Vale salientar que, os recursos para a execução da referida obra, foram oriundos exclusivamente da Prefeitura Municipal de Aurora.

LUIZ NETO E JOÃO SILVA
Da redação do Diário do Sertão
Aurora-Ce.

Tags:
Recomendado pelo Google: