header top bar

section content

Falta de chuva já começa a preocupar comunidade de Aurora

Começa a gerar preocupação a atual situação da quadra invernosa em Aurora assim como em toda região do Cariri. A irregularidade com que as precipitações pluviométricas ocorreram até agora, vem sendo motivo de grandes celeumas e interrogações por partes dos agricultores aurorenses. Preocupações que também atingem a sociedade de um modo geral, visto que Aurora […]

Por

03/04/2009 às 00h36

/Começa a gerar preocupação a atual situação da quadra invernosa em Aurora assim como em toda região do Cariri. A irregularidade com que as precipitações pluviométricas ocorreram até agora, vem sendo motivo de grandes celeumas e interrogações por partes dos agricultores aurorenses.

Preocupações que também atingem a sociedade de um modo geral, visto que Aurora como a maioria dos municípios do Cariri e, por extensão de todo o interior cearense têm suas bases econômicas alicerçadas na agricultura e na agropecuária. De modo que as previsões não são nada animadoras para a consolidação de uma quadra invernosa pelo menos nos padrões médios dos últimos anos.

 O prefeito municipal Adailton Macedo também já demonstrou sua cota de preocupação em relação ao problema. Tanto ele, quanto o seu secretário de Agricultura José Dácio já começam a pensar novas estratégias de como enfrentar o problema. Conversações estão sendo encaminhadas com alguns dos principais segmentos ligados ao assunto a nível municipais e estaduais.

 Ao que tudo indica, estamos caminhando para mais uma seca verdade, confidencia o agricultor José Serafim, 65 anos do sítio Recreio. Conforme levantamentos a última chuva que banhou o município aconteceu no último dia 18 de março e de lá até agora apenas 346.8 mm foi o total das chuvas que já atingiram os quadrantes de Aurora.

Uma marca realmente inferior ao mesmo período do ano passado. Uma estiagem não está descartada dizem os especialistas, enquanto boa parte dos rurícolas ainda acreditam no restabelecimento do ciclo invernoso, como dizem na “boa e sem necessária providencia de Deus”. Caso a seca verde venha a se confirmar na prática, toda a estrutura econômica de Aurora será fatalmente afetada, assim como de toda região sul caririense, dizem os especialistas.

LUIZ NETO
Da redação do Diário do Sertão
Aurora-Ce.

Tags:
Recomendado pelo Google: