header top bar

section content

São João Rio do Peixe receberá projeto Cinema ‘ViAção Paraíba’em abril

O Projeto de cinema ‘ViAção Paraíba’ pega a estrada novamente e a primeira parada está marcada para os próximos dias 15,16 e17, em São João do Rio do Peixe e Distrito Gravatá. A proposta itinerante vai passar ainda por mais duas cidades, no mês de maio chega à Rio Tinto, e em julho na cidade […]

Por

30/03/2009 às 14h01

O Projeto de cinema ‘ViAção Paraíba’ pega a estrada novamente e a primeira parada está marcada para os próximos dias 15,16 e17, em São João do Rio do Peixe e Distrito Gravatá. A proposta itinerante vai passar ainda por mais duas cidades, no mês de maio chega à Rio Tinto, e em julho na cidade de Princesa Isabel. O projeto vai oferecer durante o dia, tanto na cidade quanto no distrito, uma oficina gratuita intitulada ‘Aprendendo a Ler Imagens em Movimento’ – e também uma mostra de filmes nordestinos, seguidos de debates, no turno da noite.

O objetivo é estimular no interior do estado uma reflexão sobre a realidade da imigração da zona rural para sede do município e da Paraíba para os grandes centros do país, com uma mostra noturna de filmes que aborda temáticas muito próximas do universo dos moradores desses lugares e, ao mesmo tempo, despertar uma leitura critica das linguagens do cinema, vídeo e televisão, a partir de uma oficina diurna intitulada Aprendendo a Ler Imagens em Movimento.

O ‘ViAção Paraíba’ também pretende discutir sobre a realidade e o contexto em que estão inseridas as comunidades onde o Projeto atuará; estimular o surgimento de associações culturais e cineclubes; levar ao conhecimento do público de cidades do interior da Paraíba a produção nordestina de curtas-metragens, em especial a produção do estado

Essa iniciativa busca incentivar também o surgimento de realizadores de audiovisual nas pequenas cidades para que sejam produzidas obras sobre a realidade, fatos históricos e o imaginário local, como vem ocorrendo nos municípios onde o projeto atuou em seu primeiro ano de atividades, como também contribuir para fixação do homem na região tendo a cultura, o laser e a reflexão como instrumentos de transformação dessa realidade.

De acordo com o idealizador do projeto, o cineastas Torquato Joel, a idéia é levar integralmente as ações do projeto ao aglomerado urbano menor como forma de atingir a população mais desprovida desse tipo de oportunidade e que vive na zona rural mais remota.

“O ‘ViAção Paraíba’ propõe mostrar, através de filmes de curta-metragem, a realidade da emigração na região e, através de oficina para formação crítica da linguagem do audiovisual, desenvolver a capacidade reflexiva da população com relação ao seu papel fundamental para o desenvolvimento sócio-econômico e cultural da região onde habita”, concluiu Torquato.

Em seu segundo ano de existência, entra no circuito por intermédio do BNB de Cultura, edição 2009, Universidade Federal da Paraíba, por meio da Coordenação de Extensão Cultural (COEX) e apoio das Prefeituras Municipais de São João do Rio do Peixe, Rio Tinto e Princesa Isabel.

Da assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: