header top bar

section content

OP é implantado em Santarém

O Orçamento Participativo busca a democratização do governo

Por

27/03/2009 às 21h22

Seguindo o exemplo de cidade Cajazeiras, Santarém é a mais uma cidade sertaneja a implantar o novo modelo de gestão participativa. A partir deste sábado(28) a Prefeitura Municipal de Santarém, promoverá audiências públicas para debater as principais necessidades e reivindicações da população.

Esta ação faz parte da implementação do Orçamento Participativo no município – resultado da participação popular na elaboração dos instrumentos de planejamento municipal. Nesta etapa, as demandas da população, que estão sendo recebidas nas assembleias, serão debatidas e analisadas para a inclusão no Plano Plurianual e na LDO.

Esta iniciativa será implantada pelo governo da Prefeita Lucrécia Adriana(PMDB), que espera adesão de grande parte da comunidade. “É extremamente importante a participação dos moradores para podermos juntos discutir sobre os problemas e traçar metas de trabalho visando o desenvolvimento sustentável de nosso município”, comentou.

A prática do Orçamento Participativo tem possibilitado o aprendizado de atitudes democráticas no processo decisório tanto para os atores da sociedade civil como do governo. Entre os representantes da sociedade civil fortaleceram-se atitudes de solidariedade e união entre segmentos sociais distintos a partir de uma visão comparativa do grau de carências e necessidades de cada região ou segmento.

Serão realizadas 9 audiências públicas durante os meses de março e e abril, ocorrendo de maneira regionalizada, para que se possa condensar as principais demandas de cada área do município.

JOSELITO FEITOSA
Da Redação do Diário do Sertão

Tags:
Recomendado pelo Google: