header top bar

section content

Câmara aprova envio de esclarecimentos sobre o concurso público a Justiça

A ausência do vereador petista Severino Dantas, autor da Ação Popular, que está impedindo o retorno dos concursados aos seus devidos órgãos de origem, foi a grande baixa da sessão.

Por

17/03/2009 às 21h35

Com propositura do vereador Chico de Bianô(PP), a Câmara Municipal de Cajazeiras realizou nesta terça-feira(17), sessão especial para ouvir os aprovados e classificados no último concurso público da Prefeitura de Cajazeiras, realizado ainda na gestão do ex-prefeito Carlos Antonio.

A ausência do vereador petista Severino Dantas, autor da " Ação Popular", que está impedindo o retorno dos concursados aos seus devidos órgãos de origem, foi a grande baixa da sessão. O Petista justificou a sua ausência, alegando motivos familiares.

A sessão foi bastante movimentada e os concursados tiveram a oportunidade de usar da palavra na tribuna da Câmara, onde na ocasião lamentaram a atitude tomada pelo prefeito cajazeirense em afastar todos os concursados, sem antes abrir uma sindicância para apurar possiveis irregularidades. Para o ACS Fabricio Oliveira, " o prefeito não poderia ter tomado esta decisão, antes de constatar se houve ou não irregularidade, o mais correto e mais humano, teria sido a abertura de uma sindicância e caso fosse constatado vicíos ou fraudes, ai sim acionaria a justiça para anular o concurso" frisou.

A Câmara ficou superlotada de concursados e familiares que buscam na Justiça o direito de retornarem as suas atividades profissionais, afastados por Decreto Municipal desde o dia 02 de janeiro.

Na tribuna
A vereadora Léa Silva(DEM), usou a tribuna da Casa Otacílio Jurema em defesa dos concursados e afirmou que "esta luta é de todos, não só dos concursdados mais de todos aqueles que acreditam na Justiça", Léa lembrou que os contratos emergênciais encerram-se em 31 de março e o dia 1º de abril, que é tido como o dia da mentira, será em Cajazeiras " o dia da verdade", por que será neste dia que o executivo municipal deverá reconvocar os concursados para reassumirem seus cargos em virtude do encerramento dos contatos em vigência.

Léa defendeu também a convocação não só dos concursados que estão dentro do limite de vagas, mais sim de todos aqueles que já foram efetivados pela edilidade municipal, mesmo que tenha ocorrido excesso no número de convocados, pois segunda a vereadora, o município necessita dos serviços destes servidores.

As decisões
Com propositura do presidente da Casa, vereador Marcos Barros de Sousa e aclamado por todo seus pares, a Câmara Municipal encaminhará ao Tribunal de Justiça da Paraíba e a Justiça Local, um documento subscrito por todos os 10 vereadores, atestando a legitimidade do concurso como também a comprovação por parte da própria Prefeitura da inexistência de vicios ou fraudes que venha levar a nulidade do certame.

O Legislativo cajazeirense solicitou ao Prefeito Léo Abreu, uma audiência, e para isso constituiu uma comissão que será composta 4 vereadores e 5 concursados, sendo os representantes do Legislativo, Chico de Bianô(PP), autor da propositura da sessão especial, Nilson Lopes(PSDB), Léa Silva(DEM) e Chagas Amaro(PMDB), líder do governo na Câmara, e como representantes dos concursados Maria do Socorro(ACS), Adryo Kleyton(Vigilante), Fabricio Oliveira ( ACS), Glauciana Maria (Professora) e o líder comunitário Adriano da Vila Nova(Auxiliar).

O vereador líder do governo na Câmara, Chagas Amaro ficou com a missão de marcar com o chefe do executivo cajazeirense a data da audiência, que tem como objetivo dirimir todas as dúvidas existentes quanto a não convocação dos concursados por parte da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, tendo em vista a decisão do TJ que determina o retorno imédiato dos concursados aos seus cargos, independente da decisão final da "Ação Popular" impetrada pelo vereador Severino Dantas (PT), que não compereceu a sessão especial realizada na Câmara.

Os concursados sairam contentes e esperançosos, com a decisão dos vereadores em se acostarem a luta pela reconvocação dos mesmos aos cargos pleiteados.

Veja as fotos da sessão após os comentários.

JOSELITO FEITOSA
Da Redação do Diário

Tags:
Recomendado pelo Google: