header top bar

section content

Cajazeiras adota modelo de gestão participativa

“Com a adoção do programa de Orçamento Democrático nós estamos consolidando uma nova era na cidade de Cajazeiras, estamos mudando a condução dos destinos da cidade e dando, efetivamente, oportunidade do cidadão cajazeirense ser um agente ativo no processo de discussão deste futuro”, afirmou ontem (13), o prefeito Léo Abreu durante a abertura dos trabalhos […]

Por

14/03/2009 às 23h11

“Com a adoção do programa de Orçamento Democrático nós estamos consolidando uma nova era na cidade de Cajazeiras, estamos mudando a condução dos destinos da cidade e dando, efetivamente, oportunidade do cidadão cajazeirense ser um agente ativo no processo de discussão deste futuro”, afirmou ontem (13), o prefeito Léo Abreu durante a abertura dos trabalhos da plenária que deu início a implantação do programa Orçamento Democrático no município. A solenidade contou com a participação do prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho (PSB), do deputado estadual, Jeová Campos (PT), da vereadora de João Pessoa, Sandra Marrocos (PSB), que foi uma das coordenadoras do programa na Capital, entre outras autoridades.

O programa de Orçamento Democrático foi inspirado na ação de gestão participativa da Prefeitura de João Pessoa e possibilita que a população tenha vez e voz para decidir, em conjunto com a Prefeitura, de forma transparente e democrática, as prioridades de investimentos dos recursos públicos do município. “O exercício pleno da democracia só acontece quando há participação popular, quando o cidadão pode escolher, opinar e participar ativamente das decisões sobre o destino de sua cidade e isso agora será possível aqui em Cajazeiras, a partir da adoção do programa Orçamento Democrático”, reforçou Léo Abreu. Ainda segundo o prefeito, agora a população vai poder “expressar suas sugestões, referenciar suas prioridades e apontar soluções participando de um diálogo efetivo com a Prefeitura”.

E a primeira plenária do orçamento democrático de Cajazeiras já está marcada. Será no próximo dia 19, na escola estadual Cristiano Cartaxo, localizada na zona leste da cidade, no bairro do Cristo Rei. Para a facilitação dos trabalhos das plenárias, a cidade foi dividida em seis zonas e cada uma delas realizará plenárias populares. “Nestes momentos, a população vai poder se expressar e dar sua contribuição para uma Cajazeiras melhor”, declara Léo Abreu.

“O Orçamento Democrático é uma conquista de Cajazeiras que vai fazer a diferença daqui para frente. Vocês estão de parabéns pela conquista deste espaço e por terem um prefeito que tomou esta iniciativa”, afirmou Ricardo Coutinho, logo após falar da importância do programa implantado em João Pessoa desde sua primeira gestão. “No começo houve uma certa resistência pelo fato das pessoas não estarem acostumadas com um processo democrático, mas depois de algum tempo a população entende que aquele espaço é importante e se envolve inteiramente”, complementou o prefeito da Capital. A vereadora Sandra Marrocos (PSB) falou em seguida sobre a experiência do programa em João Pessoa e se dispôs a colaborar com a implantação dele em Cajazeiras.

Participaram ainda da solenidade de lançamento do programa, o vice-prefeito de Cajazeiras Carlos Rafael, o presidente da Câmara municipal, vereador Marcos Barros, o major Marcelo Luis, representando o Tenente Coronel Vilson Dutra, a coordenadora do Orçamento Democrático em Cajazeiras, Cícera Cavalcanti, o deputado federal, Luiz Couto (PT), o ex-deputado Gilvan Freire, além de lideranças comunitárias das zonas urbana e rural do município, políticos, autoridades, sindicalistas, além de convidados de vários segmentos sociais.

Da assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: