header top bar

section content

Cajazeiras inaugura "Estação Digital Cajazeiras Tênis Club" nesta quinta

Cajazeiras Tênis Club é o nome de um lugar que marcou época no sertão paraibano. Localizado na cidade de mesmo nome, distante 477km de João Pessoa, o prédio foi erguido onde, entre meados dos séculos XIX e XX, padre Rolim ergueu o primeiro colégio da região, atraindo novos moradores e impulsionando o crescimento do lugar. […]

Por

19/02/2009 às 07h32

Cajazeiras Tênis Club é o nome de um lugar que marcou época no sertão paraibano. Localizado na cidade de mesmo nome, distante 477km de João Pessoa, o prédio foi erguido onde, entre meados dos séculos XIX e XX, padre Rolim ergueu o primeiro colégio da região, atraindo novos moradores e impulsionando o crescimento do lugar.

Às 20h de amanhã (19), a inauguração de uma estação digital no Cajazeiras Tênis Club marcará a retomada do espaço e sua inserção no século XXI. É que o local abrigou agitados eventos sociais e movimentos culturais onde despontaram artistas como Marcélia Cartaxo e o diretor teatral Eliézer Rolim.

A Estação Digital Cajazeiras Tênis Club, que integra o Programa de Inclusão Digital da Fundação Banco do Brasil, é equipada com um servidor, dez computadores, uma impressora multifuncional, dez webcams e igual número de fones de ouvido com microfone integrado. Os investimentos sociais da Fundação BB para a montagem do espaço foram de cerca de R$ 37 mil.

A iniciativa de requalificar o clube que faz parte da história de várias gerações partiu da Associação dos Cajazeirenses e Cajazeirados (AC3), que reúne cerca de 260 filhos da cidade que, atualmente, residem no Ceará, em parceria com instituições como a prefeitura, a Casa da Amizade, o Rotary Club, o Lions Club, a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) e a Maçonaria.

A requalificação do clube está focada em três eixos: eventos estratégicos na área social; desenvolvimento de ações na área cultural e capacitação em informática e artes cênicas, voltados prioritariamente para adolescentes e jovens. “A proposta de repensar a situação do clube prevê não somente sua recuperação física, mas mudanças nas finalidades do equipamento”, afirma o diretor de políticas públicas da AC3, Josias Farias Neto. “O mais importante é que a implantação da Estação Digital fez com que a prefeitura decidisse instalar a Secretaria de Cultura no Cajazeiras Tênis Club. Assim, os inscritos nos cursos de informática também vão poder acessar a programação cultural da instituição”, completa Josias.

Programa reduz índice de exclusão digital

Desde 2004, a Fundação Banco do Brasil implanta estações digitais no Brasil para melhorar as condições econômicas, sociais, culturais e políticas das comunidades por meio do acesso às tecnologias de informação e comunicação.
Os objetivos são reduzir o índice de exclusão digital no município, promover a iniciação à informática, propiciar formação e qualificação para o trabalho, acesso aos serviços do governo eletrônico, fortalecer as ações das organizações da sociedade civil a partir de uma ótica participativa e comunitária e contribuir com a qualidade da aprendizagem na escola pública.

A Fundação BB garante o funcionamento da unidade nos primeiros meses, e passado o período, as instituições proponentes assumem a sustentabilidade do empreendimento.

Pessoas da comunidade são escolhidas para atuar como educadoras sociais. Com bolsa-auxílio de R$ 300, elas têm como missão promover cursos de capacitação em informática para a população, que também é orientada na utilização da internet e de serviços eletrônicos.

A própria comunidade se articula para determinar as regras de funcionamento do espaço e, para isso, constitui um conselho gestor. Em Cajazeiras, a instância é formada por representantes do Banco do Brasil, da diretoria da AC3, do Rotary, do CDL, Lions, Club Campestre e Maçonaria.

O Programa de Inclusão Digital da Fundação Banco do Brasil também conta com um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) no Distrito Federal, com foco na formação de jovens entre 16 e 24 anos e no recondicionamento de máquinas, em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o Banco do Brasil, a Associação de Apoio à Família, ao Grupo e à Comunidade (Afago) e a Cobra Tecnologia.

Inauguração da Estação Digital Cajazeiras Tênis Club

Data: 19 de fevereiro de 2009
Hora: 20h
Local: Cajazeiras Tênis Club
Rua Souza Assis, s/n, Centro, Cajazeiras/PB

Da Redação do Diáriodo Sertão
Com Informação ASCOM

Tags:
Recomendado pelo Google: