header top bar

section content

Mamógrafo começa a funcionar em Cajazeiras

A entrega do mamógrafo acontecerá nesta quinta-feira(29)na sede da Policlínica Oscínio Guedes, localizada no Centro de Cajazeiras, às 9h30

Por

28/01/2009 às 20h05

A população de Cajazeiras, no Alto Sertão do Estado, será contemplada com um grande benefício disponibilizado, gratuitamente, pela rede municipal de Saúde. Há vários meses o aparelho já estava na cidade de Cajazeiras, uma conquista do ex-prefeito Carlos Antonio e do Senador Efrain Moares,, mais por borocracia da Energisa, os serviços começarão a partir desta quinta-feira (29),

 A entrega do mamógrafo acontecerá na sede da Policlínica Oscínio Guedes, localizada no Centro de Cajazeiras, às 9h30. O aparelho será utilizado na mesma unidade de saúde, que também é mantida com recursos do município. Esse tipo de exame só é disponibilizado pela rede municipal de saúde em João Pessoa.

O prefeito Léo Abreu comentou a satisfação de iníciar  esse tipo de serviço que há muito tempo vinha sendo solicitado pelos cajazeirenses.

A Policlinica agora coloca à disposição da população um aparelho tão necessário e que atuará de modo preventivo, atendendo não só aos cajazeirenses, mas também a população dos municípios circunvizinhos.

Para operacionalizar os exames de mamografia junto à população, a prefeitura municipal também disponibilizará uma equipe de profissionais especializados nessa área médica. Depois da inauguração também serão definidos pela Secretaria de Saúde de Cajazeiras os dias e horários de realização dos exames que serão, posteriormente, divulgados.

Mais detalhes

O mamógrafo é um equipamento radiológico destinado para realização de exames de mama, que beneficiará principalmente as mulheres. Através dele pode-se diagnosticar precocemente doenças como o câncer e outras patologias ou alterações que possam se instalar nas mamas, antes até que, o paciente ou médico possam notá-las ou apalpá-las. De acordo com o FDA, órgão americano de vigilância sanitária, a mamografia pode detectar um câncer de mama até dois anos antes dele ser palpável. A mamografia é, ainda, o exame essencial para precisar a remoção do tumor na fase inicial, que é a estratégia mais eficiente na redução da taxa de mortalidade das pacientes que são acometidas pela doença.

JOSELITO FEITOSA
Da Redação do Diário do Sertão

Tags:
Recomendado pelo Google: