header top bar

section content

Teatro Ica completou 24 anos de muita arte

Nesta segunda-feira, 26, o Teatro Iracles Pires (ICA) de Cajazeiras completou 24 anos

Por

27/01/2009 às 12h05

Nesta segunda-feira, 26, o Teatro Iracles Pires (ICA) de Cajazeiras completou 24 anos, e para comemorar data a casa de espetáculos criou uma vasta programação cultural que inclui a realização de oficinas, espetáculos de dança e a apresentações artísticas.

Governo do Estado investe em infra-estrutura

A direção do Teatro Ica, que tem à frente o advogado Junior Terra, completa em 2009 seis anos de atividades. Durante esse período a gestão tem dado um importante impulso à movimentação cultural na cidade.

Nos seis anos de serviços à frente da casa, Junior Terra conseguiu que o Teatro passasse por reformulações em seu funcionamento, atraindo, além de espetáculos cênicos de diversas partes do País, a atenção de grupos ligados à dança, à literatura, à música, ao cinema e à educação.

"O Ica hoje é um verdadeiro celeiro nos campos mais diversos da arte, o que tem atraído um público grande e diversificado ao Teatro", disse Junior Terra.

De acordo com Junior Terra, o Ica tem recebido apoio do Governo do Estado, que nos últimos anos investiu na infra-estrutura do Teatro, recuperando palco, camarins, paredes, cadeiras e outros artefatos importantes para a produção de eventos.

O Teatro também tem realizado parcerias com a iniciativa privada local, o que tem possibilitado, segundo Junior, atrair um público ainda mais freqüente às atividades do Ica, principalmente porque essa parceria tem feito crescer a divulgação da cultura teatral na cidade.

"A questão do público era um dos grandes problemas do Teatro", diz Junior, "mas hoje com o apoio e o empenho de pessoas, colaboradores e empresas conseguimos mudar esse quadro". Segundo o diretor, em torno de 4 a 5 mil pessoas passam pelo Teatro a cada mês, incluindo-se além da realização de espetáculos culturais, outras atividades como congressos, fóruns, encontros, palestras, lançamentos e eventos sociais diversos.

Programação

Para este ano, as atividades do Teatro Ica prometem dinamizar ainda mais as noites culturais da cidade. De acordo com Junior Terra, estão sendo preparadas programações que se estenderão de janeiro a dezembro. "Estamos realizando contatos que possibilitarão a apresentação de peças, shows e outros eventos que durarão o ano inteiro", promete.

O Teatro Irácles Pires foi fundado em 26 de janeiro de 1985 a partir das reivindicações dos artistas locais ao Governo do Estado e desde então tem se constituído numa das principais casas de espetáculos do Sertão paraibano. Na época da fundação do Teatro, o movimento cultural em Cajazeiras revelou nomes como o de Bertrand Lira., Marcelia Cartaxo, Lúcio Vilar, Soia Lira, e Eliezer Rolim, artistas que tem se destacado em nível nacional e internacional.

Joselito Feitosa
Com informações de Adalberto dos Santos

Tags:
Recomendado pelo Google: