header top bar

section content

Cajazeiras e São João do Rio do Peixe receberão novas vagas do Projovem

Com duração de 18 meses, o Programa é uma parceria do governo federal com os governos estaduais e municipais e destina-se a jovens de 18 a 29 anos, que sabem ler e escrever e não concluíram o ensino f

Por

22/01/2009 às 20h34

Os municipios de Cajazeiras e São João do Rio do Peixe, receberam uma boa noticia do Governo Federal, o Projovem disponibilizou para os dois municipios 1.000 novas vagas, sendo 600 para Cajazeiras e 400 para São João do Rio do Peixe. 

O Projovem Urbano está com matrículas abertas até o mês de março em todo o Brasil. São mais de 250 mil vagas oferecidas em 22 estados e 82 municípios. No estado da Paraíba estão sendo oferecidas 12,2 mil vagas em 17 cidades, incluindo, Cajazeiras e São João do Rio do Peixe, para  se matricular, basta que o jovem apresente a carteira de identidade ou a certidão de nascimento

Com duração de 18 meses, o Programa é uma parceria do governo federal com os governos estaduais e municipais e destina-se a jovens de 18 a 29 anos, que sabem ler e escrever e não concluíram o ensino fundamental.

O Projovem Urbano é coordenado pela Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, e sua execução fica a cargo do governo estadual ou da prefeitura municipal. Nas cidades com até 200 mil habitantes a parceria do governo federal é feita diretamente com as prefeituras. Já naquelas com população inferior a 200 mil habitantes, essa parceria é realizada com o governo do estado. 

Esta é a segunda etapa nacional de matrículas do Programa, que de julho a agosto de 2008 matriculou mais de 86 mil jovens em 24 municípios brasileiros mais o estado de Goiás. O Projovem Urbano combina a formação do ensino fundamental com iniciação profissional e práticas de cidadania, além da inclusão digital. O aluno também recebe um auxílio mensal de R$ 100,00 que será pago mediante a entrega dos trabalhos escolares e freqüência de 75% às aulas. 

O Programa é uma das quatro modalidades do Projovem Integrado, que foi lançado em 2007 com a unificação dos programas Agentes Jovem, Saberes da Terra, ProJovem,Consórcio da Juventude, Juventude Cidadã e Escola de Fabrica. 

As outras três modalidades do ProJovem Integrado são o ProJovem Adolescente (Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome), ProJovem Campo (Ministério da Educação) e ProJovem Trabalhador (Ministério do Trabalho e Emprego). Com a integração, o governo federal pretende atender cerca de 3,5 milhões de jovens até 2010. 

Para saber mais sobre as vagas para o Projovem Urbano, a exemplo dos locais de matrícula, ligue no 0800 722 7777, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h, além de sábados, domingos e feriados, das 8h às 20h.

JOSELITO FEITOSA
Da Redação do Diário do Sertão
Com Assessoria da Presidência da República

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!