header top bar

section content

Cajazeiras e São João do Rio do Peixe receberão novas vagas do Projovem

Com duração de 18 meses, o Programa é uma parceria do governo federal com os governos estaduais e municipais e destina-se a jovens de 18 a 29 anos, que sabem ler e escrever e não concluíram o ensino f

Por

22/01/2009 às 20h34

Os municipios de Cajazeiras e São João do Rio do Peixe, receberam uma boa noticia do Governo Federal, o Projovem disponibilizou para os dois municipios 1.000 novas vagas, sendo 600 para Cajazeiras e 400 para São João do Rio do Peixe. 

O Projovem Urbano está com matrículas abertas até o mês de março em todo o Brasil. São mais de 250 mil vagas oferecidas em 22 estados e 82 municípios. No estado da Paraíba estão sendo oferecidas 12,2 mil vagas em 17 cidades, incluindo, Cajazeiras e São João do Rio do Peixe, para  se matricular, basta que o jovem apresente a carteira de identidade ou a certidão de nascimento

Com duração de 18 meses, o Programa é uma parceria do governo federal com os governos estaduais e municipais e destina-se a jovens de 18 a 29 anos, que sabem ler e escrever e não concluíram o ensino fundamental.

O Projovem Urbano é coordenado pela Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, e sua execução fica a cargo do governo estadual ou da prefeitura municipal. Nas cidades com até 200 mil habitantes a parceria do governo federal é feita diretamente com as prefeituras. Já naquelas com população inferior a 200 mil habitantes, essa parceria é realizada com o governo do estado. 

Esta é a segunda etapa nacional de matrículas do Programa, que de julho a agosto de 2008 matriculou mais de 86 mil jovens em 24 municípios brasileiros mais o estado de Goiás. O Projovem Urbano combina a formação do ensino fundamental com iniciação profissional e práticas de cidadania, além da inclusão digital. O aluno também recebe um auxílio mensal de R$ 100,00 que será pago mediante a entrega dos trabalhos escolares e freqüência de 75% às aulas. 

O Programa é uma das quatro modalidades do Projovem Integrado, que foi lançado em 2007 com a unificação dos programas Agentes Jovem, Saberes da Terra, ProJovem,Consórcio da Juventude, Juventude Cidadã e Escola de Fabrica. 

As outras três modalidades do ProJovem Integrado são o ProJovem Adolescente (Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome), ProJovem Campo (Ministério da Educação) e ProJovem Trabalhador (Ministério do Trabalho e Emprego). Com a integração, o governo federal pretende atender cerca de 3,5 milhões de jovens até 2010. 

Para saber mais sobre as vagas para o Projovem Urbano, a exemplo dos locais de matrícula, ligue no 0800 722 7777, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h, além de sábados, domingos e feriados, das 8h às 20h.

JOSELITO FEITOSA
Da Redação do Diário do Sertão
Com Assessoria da Presidência da República

DA REGIÃO DE CAJAZEIRAS

VÍDEO: Do assassinato do pai ao sucesso na política, prefeito conta trajetória de superação no Interview

'AULÃO SOLIDÁRIO'

VÍDEO: Ordem DeMolay de Cajazeiras promove aulão gratuito preparatório para o ENEM; veja como participar

ENTRETENIMENTO

Maria Calado na TV com os integrantes do espetáculo “Trinca mas não quebra” e o cantor Lucas Soares

ALÍVIO

VÍDEO: Presidente da OAB de Cajazeiras afirma que a Comarca de Bonito de Santa Fé não será mais fechada