header top bar

section content

Açude Boqueirão será vistoriado por técnicos do Ministério da Integração

Uma equipe do Ministério da Integração fará uma vistoria no açude Engenheiro Ávidos, mais conhecido como Boqueirão, para garantir a segurança da estrutura física do açude. A solicitação partiu do deputado Marcondes Gadelha (PSB) e visa tranqüilizar a população de Sousa e cidades vizinhas quanto ao risco de rompimento de Boqueirão e a conseqüente inundação […]

Por

15/12/2008 às 20h02

Uma equipe do Ministério da Integração fará uma vistoria no açude Engenheiro Ávidos, mais conhecido como Boqueirão, para garantir a segurança da estrutura física do açude. A solicitação partiu do deputado Marcondes Gadelha (PSB) e visa tranqüilizar a população de Sousa e cidades vizinhas quanto ao risco de rompimento de Boqueirão e a conseqüente inundação das cidades no caminho das águas.

"Esse medo é antigo na região, mas acreditamos ser pouco provável que isso aconteça", explica Marcondes. O deputado disse ter buscado o ministério depois do anúncio de que o inverno de 2009 será rigoroso. "Várias pessoas me procuraram falando do medo de inundação. Há também a possibilidade de termos muita chuva no próximo ano. Como já passamos por uma tragédia esse ano, achei prudente verificar a estrutura de Engenheiro Ávidos".

Sousa sofreu com as fortes chuvas no primeiro semestre de 2008 e os reservatórios da região, como São Gonçalo, Lagoa do Arroz e Engenheiro Ávidos, verteram com lâminas acima de 1 metro. "Se as previsões se confirmarem, é importante termos certeza da segurança dos reservatórios", ponderou Marcondes.

Uma outra medida de segurança além da visita deverá ser tomada. O deputado estadual Leonardo Gadelha (PSB) solicitou à superintendência do Dnocs na Paraíba que mantenha o nível do açude de Boqueirão no limite de segurança. "Queremos o compromisso de que o reservatório não passará dos 170 milhões de metros cúbicos, que é o limite de segurança".

Leonardo acredita que a medida deverá manter a calma no sertão. "A cidade de Sousa passou por sérios problemas por conta das chuvas. Hoje já temos experiência e dessa forma acreditamos antecipar algumas medidas e minimizar os danos no caso de chuvas intensas". O parlamentar informou que pretende visitar o açude esta semana e verificar o estado de conservação do local. "Fiz uma visita no período de chuvas e devo voltar lá nos próximos dias para obter informações quanto à segurança em Engenheiro Ávidos".

Fonte: Assessoria de Imprensa

Tags:
Recomendado pelo Google: