header top bar

section content

Buracos na barragem de Boqueirão faz população voltar a temer rompimento

A população do Alto Sertão paraibano volta a temer um possível rompimento da barragem do açude de Boqueirão, que abastece as cidade de Sousa e algumas comunidades ribeirinhas de Cajazeiras...

Por

12/12/2008 às 13h59

A população do Alto Sertão paraibano volta a temer um possível rompimento da barragem do açude de Boqueirão, que abastece as cidade de Sousa e algumas comunidades ribeirinhas de Cajazeiras. Após apelo da população sousense, o engenheiro André Sarmento, do DENOCS, realizou, na manhã de hoje, uma inspeção em toda a estrutura da barragem do açude e encontrou pelo menos dois buracos na parede, com aproximadamente 60 centímetros cada.

Para tranqüilizar a população, André Sarmento afirmou que não há risco iminente de ruptura da parede da barragem. Ele explica que os buracos surgem por causa de erosões que acontecem com freqüência, principalmente devido a fortes períodos chuvosos, em barragens feitas de concreto.

O DNOCS garante que nos próximos dias irá corrigir todas as imperfeições ao longo da barragem do açude e realizar manutenções preventivas nas paredes e equipamentos hidromecânicos, visando conter as chuvas que já começam a cair no Alto Sertão.

Segundo o engenheiro André Sarmento, o medo da população acabou gerando uma certa ‘polêmica’ em torno de um possível rompimento da barragem de Boqueirão, polêmica esta que já dura décadas. Mas graças às ações dos profissionais que atuam na manutenção da estrutura da barragem, nenhum risco iminente chegou a existir. 

VEJA AS FOTOS APÓS OS COMENTÁRIOS

Da redação do Diário do Sertão 
com informações de Levi Dantas

Tags:
Recomendado pelo Google: