header top bar

section content

CZ: Saúde vacina cães e gatos contra a raiva

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em uma ação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), começou nesta quarta-feira (10) e vai até Sábado (13), das 8h às 17h, a campanha de vacinação anti-rábica de cães e gatos. Em Cajazeiras, os pontos de vacinação são no próprio CCZ, nas unidades de saúde, e associações comunitárias, […]

Por

10/12/2008 às 21h45

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em uma ação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), começou nesta quarta-feira (10) e vai até Sábado (13), das 8h às 17h, a campanha de vacinação anti-rábica de cães e gatos.

Em Cajazeiras, os pontos de vacinação são no próprio CCZ, nas unidades de saúde, e associações comunitárias, que serão utilizados para vacinação nas áreas de difícil acesso e dos animais de pessoas idosas e com dificuldade de mobilidade.

De acordo com a gerente de Vigilância Ambiental e de Zoonoses do município, a Bioquímica Lucivania Mareco, o objetivo dessa campanha é imunizar cães gatos e evitar a ocorrência de casos de raiva animal e a transmissão da raiva humana.

“É importante que as pessoas levem seus cães e gatos para se vacinar contra a raiva, garantindo a saúde do animal e evitando a transmissão da raiva humana. Essa é uma doença grave que pede levar a morte”, ressaltou.

Se o cão ou o gato apresentarem sintomas como estar triste ou agressivo sem motivo, babando muito, dificuldade de engolir água ou emitir um som diferente no latido, pode estar com raiva animal. Neste caso, os animais doentes devem ficar isolados e acompanhados por 10 dias, serem alimentados normalmente e o dono deve procurar o Centro de Zoonoses.

Da redação do Diário do Sertão

Tags:
Recomendado pelo Google: