header top bar

section content

Farmácia promove Campanha de Combate ao Câncer

A Farmácia de Manipulação Bella Fórmula está promovendo durante toda esta semana em Cajazeiras, uma campanha educativa sobre como se proteger do câncer de pele. Várias ações estão sendo desenvolvidas, como a divulgação de dicas de proteção e a distribuição de folhetos explicativos e de sachês de protetor solar e creme hidratante em pontos estratégicos […]

Por

09/12/2008 às 01h09

A Farmácia de Manipulação Bella Fórmula está promovendo durante toda esta semana em Cajazeiras, uma campanha educativa sobre como se proteger do câncer de pele. Várias ações estão sendo desenvolvidas, como a divulgação de dicas de proteção e a distribuição de folhetos explicativos e de sachês de protetor solar e creme hidratante em pontos estratégicos da cidade.

A equipe da Bella Fórmula também está nas ruas do Centro da cidade dando orientações sobre como se proteger do sol e fazendo a distribuição de saches de protetor solar e de creme hidratante.

Segundo a Dra. Talita Braga Quirino, farmacêutica responsável pela Bella Fórmula, a preocupação em proteger-se do sol em excesso se justifica, pois dentre os tumores existentes, o câncer de pele é o primeiro nos rankings mundial e nacional. A causa da doença é a exposição excessiva ao sol, principalmente em quem tem pele clara, olhos e cabelos claros, muitas pintas, história de câncer de pele na família, queimaduras anteriores pelo sol e sardas.

“O câncer de pele tem cura quando diagnosticado e tratado precocemente. Ao perceber qualquer alteração na pele, consulte o médico”, afirma a farmacêutica Talita Braga Quirino, da farmácia de manipulação Bella Fórmula.

MAIORES INFORMAÇÕES NA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO BELLA FÓRMULA, QUE FICA NA
RUA TENENTE ARSÊNIO, PERTINHO DO XAMEGÃO. O TELEFONE É O 3531-5757.
Praça Major Galdino Pires, 13 – Centro – Cajazeiras-PB
E-mail: [email protected] – Tels.: (83) 8869-0777 e 3531-4205
Prevenir-se é muito fácil

O que é o Câncer da Pele?

O câncer da pele é um tumor formado por células da pele que sofreram uma
transformação e multiplicam-se de maneira desordenada e anormal dando origem a um novo tecido (neoplasia). Entre as causas que predispõem ao início desta transformação celular aparece como principal agente a exposição prolongada e repetida à radiação ultravioleta do sol.

O câncer da pele atinge principalmente as pessoas de pele branca, que se queimam com facilidade e nunca se bronzeiam ou se bronzeiam com dificuldade. Cerca de 90% das lesões localizam-se nas áreas da pele que ficam expostas ao sol, o que mostra a importância da exposição solar para o surgimento do tumor. A proteção solar é, portanto, a principal forma de prevenção da doença.

Como fazer para evitar o câncer da pele?

A exposição prolongada e repetida da pele ao sol causa o envelhecimento cutâneo além de predispor a pele ao surgimento do câncer. Tomando-se certos cuidados, os efeitos danosos do sol podem ser atenuados. Alguns cuidados especiais são necessários, principalmente para as crianças e para aqueles que trabalham ao ar livre. Aprenda a seguir como proteger sua pele da radiação solar.

• Evite exposição prolongada ao sol entre 10h00 e 16h00;
• Use chapéus ou bonés, camisa de manga longa e calça comprida;
• Se puder, use óculos escuros;
• Use sempre protetor solar com fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 15. Não esqueça de proteger os lábios e orelhas;
• Usar o filtro solar apenas uma vez durante o dia não protege por longos períodos. É
necessário reaplica-lo após mergulhar ou transpiração excessiva. Mesmo filtros solares “à
prova d´água” devem ser reaplicados;
• Procure lugares com sombra, sempre que possível;
• Evite trabalhar nas horas mais quentes do dia.

Quando começar a proteção solar?
Comece o quanto antes. Cerca de 75% da radiação solar recebida durante a vida
ocorre nos primeiros 20 anos. Os efeitos da radiação ultra-violeta só se manifestam com o
passar do tempo. As lesões começam a aparecer na maioria das vezes ao redor dos 40 anos .
Portanto, proteja as crianças e estimule os adolescentes a se protegerem.

Da redação com ASCOM

Tags:
Recomendado pelo Google: