header top bar

section content

Municipios de Diamantina, Santa Teresinha e Carrapateira na mira da CGU

As cidades paraibanas Diamante, Santa Teresinha e Carrapateira estão entre os mais de 60 municípios sorteados para serem fiscalizados pela Controladoria-Geral da União (CGU). O foco da fiscalização...

Por

29/10/2008 às 20h34

As cidades paraibanas Diamante, Santa Teresinha e Carrapateira estão entre os mais de 60 municípios sorteados para serem fiscalizados pela Controladoria-Geral da União (CGU). O foco da fiscalização é verificar a forma como estão sendo aplicados os recursos federais pelos gestores públicos.

Ao presidir, nesta quarta-feira (29), o sorteio dos mais de 60 municípios para a serem fiscalizados, o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, fez uma homenagem especial aos servidores do órgão, dedicando a eles a solenidade, que é a 27ª edição do Programa de Fiscalização a partir de Sorteios.

Segundo o ministro, os servidores da CGU são “os maiores responsáveis pelo extraordinário sucesso do programa, criado em 2003 pelo então ministro Waldir Pires, de forma inédita no Brasil e no mundo”.

A CGU e seus servidores, de acordo com o ministro, já contam hoje com o reconhecimento e o respeito da sociedade brasileira. “E nós, que trabalhamos aqui, devemos nos orgulhar cada vez mais do trabalho que fazemos, porque não existe nada mais importante do que a defesa do Estado, do dinheiro do povo, da integridade e da ética no serviço público”, disse ele.

Convidado especial do evento, o presidente da União Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon), Fernando Antunes, agradeceu a homenagem aos servidores e assegurou que nos dois anos finais deste governo “vamos fazer crescer muito o que já foi feito até aqui”. A solenidade, que integrou as comemorações da Semana do Servidor Público, contou também com uma apresentação do coral da CGU, com vinte integrantes.

Na abertura da solenidade, o ministro Jorge Hage fez um rápido balanço das medidas já adotadas em benefício dos servidores da CGU, seja em termos de melhorias salariais, seja de capacitação profissional ou de melhoria de condições de trabalho, com reforma e ampliação dos espaços de trabalho em Brasília e em diversas sedes estaduais da Controladoria.

Sorteados
Dentre os 60 municípios sorteados hoje, o mais populoso é Barra Mansa, no Rio de Janeiro, com 176.429 habitantes. Já Santa Cecília do Sul, no Rio Grande do Sul, é o município com o menor número de habitantes: 1.771. (Veja aqui a relação dos municípios sorteados).

Os municípios com população de até 20 mil habitantes serão fiscalizados em todas as áreas onde se aplicaram recursos federais; os que têm mais de 20 mil habitantes serão fiscalizados nas áreas de Organização Agrária, Energia, Gestão Ambiental, Assistência Social, Saúde e Educação.

No mesmo evento, a CGU sorteou também oito Estados que receberão equipes de fiscalização da CGU: Sergipe, Roraima, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Paraná, Distrito Federal e Bahia. Nesses estados, as áreas a serem fiscalizadas, também definidas por sorteio, são .Agricultura, Desenvolvimento Agrário, Assistência Social e Transporte.

Foram sorteados ainda outros 10 municípios no âmbito da 6ª edição do Programa de Fortalecimento da Gestão Municipal, criado em 2006, para capacitar agentes públicos de cidades com até 50 mil habitantes sobre a correta aplicação de recursos federais.

Os municípios sorteados foram os seguintes: no Centro-Oeste, Alta Floresta (MT); no Norte, Japurá (AM); no Sul, Ivatuba (PR) e Farol (PR); no Nordeste, Anajatuba (MA), Carolina (MA) e Malhada (BA), e no Sudeste, Jacinto (MG), Três Fronteiras (SP) e Claro dos Poções (MG).

Da Redação, com informações do Portal da CGU

Tags:
Recomendado pelo Google: