header top bar

section content

A Emater Paraíba reforça equipe na campanha contra a febre aftosa

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), a partir desta segunda-feira, 27, reforçou sua equipe para combater a febre aftosa em todo o Estado. Foram incluídos mais 20 técnicos e dezoito veículos, a campanha que o Governo do Estado está promovendo, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca […]

Por

28/10/2008 às 11h27

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), a partir desta segunda-feira, 27, reforçou sua equipe para combater a febre aftosa em todo o Estado. Foram incluídos mais 20 técnicos e dezoito veículos, a campanha que o Governo do Estado está promovendo, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP), com o objetivo de livrar a Paraíba da doença.

Já estão à disposição da campanha 48 técnicos e 25 veículos que se juntaram as outras equipes do Estado e concluíram o levantamento de todas as propriedades rurais e os seus respectivos rebanhos bovinos da região do Curimataú paraibano. A partir desta segunda-feira, as equipes de recadastramento irão se incorporar ao trabalho de levantamento que o Estado realiza na região de Princesa Isabel.

A equipe que comanda o recadastramento no Estado espera concluir todo o seu trabalho no próximo dia 31 de dezembro, quando deverá solicitar ao Ministério da Agricultura a suspensão das barreiras sanitárias existentes no Estado e que impedem a exportação dos nossos produtos de origem animal, por temer a sua contaminação por complicações decorrentes da febre aftosa.

Esta semana a participação da Emater na campanha contra a febre aftosa será representada por um efetivo de 64 técnicos e quarenta e três veículos, quantidade considerada necessária para que a Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Estado (Sedap) possa concluir o recadastramento dentro do prazo estipulado.

Força-tarefa

Apesar de não haver registro de febre aftosa na Paraíba há mais de oito anos, o Governo do Estado está dando prioridade à questão do combate doença, e, por isso montou uma força-tarefa envolvendo as quatro empresas vinculadas à Sedap (Emater, Interpa, Empasa e Emepa), com a finalidade de obter do Ministério da Agricultura o certificado de zona de médio risco, garantindo assim, a comercialização dos produtos pecuários em outros estados. Segundo o presidente da Emater/PB, Nivaldo Magalhães, este é o primeiro passo decisivo para o Estado conseguir o atestado definitivo de zona livre da febre aftosa.

Do WSCOM

Tags:
Recomendado pelo Google: