header top bar

section content

Jornal do Vale do Piancó (Folha do Vale) acusa juíza eleitoral de censura

O jornal Folha do Vale distribuiu neste domingo, 28, uma nota a impressa acusando a juíza da 33ª Zona Eleitoral de Itaporanga, Andréa Almeida Dantas, de atentar contra a liberdade de expressão...

Por

28/09/2008 às 14h25

O jornal Folha do Vale distribuiu neste domingo, 28, uma nota a impressa acusando a juíza da 33ª Zona Eleitoral de Itaporanga, Andréa Almeida Dantas, de atentar contra a liberdade de expressão. De acordo com a nota, a juíza teria mandado que a Polícia Militar invadisse a redação da Folha do Vale e apreendesse a última edição do jornal.

Segue abaixo, na íntegra, a nota enviada pelo jornal Folha do Vale
Em um atentado à liberdade de expressão e uma afronta ao exercício jornalístico, fundamental em um Estado Democrático de Direito, a Juíza Andréa Almeida Dantas, da 33ª Zona Eleitoral, de Itaporanga, mandou a Policia Militar invadir a redação do jornal Folha do Vale e aprender a última edição do impresso e também material de uma pesquisa eleitoral para consumo interno que o jornal realizou, determinação que foi cumprida na tarde dessa sexta-feira, 26 de setembro.

Policiais fortemente armados, dispostos inclusive a arrombar o jornal se fosse necessário, como ordena o Mandado de Busca e Apreensão, assinado pela magistrada, invadiram o jornal e aprenderam tudo que encontraram pela frente.

Se a juíza pretendesse ter acesso ao material da pesquisa e a última edição do jornal, poderia ter requisitado por ofício, sem a necessidade do uso de força policial, que causou constrangimento e intimidação aos humildes, mas sérios profissionais que há sete anos lutam para garantir o acesso da comunidade regional à informação.

Esse foi o grande presente que o jornal recebeu no aniversário de sete anos, completos neste mês de setembro. A Folha tem sede em Itaporanga e cobre vinte municípios do Vale do Piancó.

Da redação

Tags:
Recomendado pelo Google: