header top bar

section content

Cidade do Sertão da PB vai ganhar aeroporto para voos comerciais, confirma Aviação Nacional. Veja

Novo aeroporto regional de Patos estará habilitado a receber aeronaves comerciais de médio porte

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

21/02/2016 às 08h46 • atualizado em 21/02/2016 às 08h51

O município de Patos, no Sertão do estado a 300 km de João Pessoa, é a próxima cidade da Paraíba a ganhar um aeroporto para voos comercias. A informação foi confirmada pelo secretário de Aeroportos da Secretaria de Aviação da Presidência da República, Leonardo Cruz, após audiência em Brasília, com a comitiva da Paraíba. No encontro foram discutidas reforma, ampliação e modernização do novo aeroporto regional de Patos,

Conforme nota divulgada pela Secretaria de Aviação, o objetivo é transformar o aeródromo do município em um aeroporto regional com operação adequada à aviação comercial, inclusive para voos noturnos. De acordo com o secretário Leonardo Cruz, o aeroporto de Patos (PB) é “de extrema importância para o fortalecimento da economia regional. A medida visa transformar a operação local, fazendo com que o aeroporto possa receber aeronaves de médio porte”.

Aeroporto receberá voos comerciais (foto: Patos Online)

Aeroporto receberá voos comerciais (foto: Patos Online)

Para viabilizar o projeto, é necessário realizar a desapropriação de uma área no entorno do sítio aeroportuário, necessária para criar afastamento padrão entre a pista de pouso e decolagem e as novas estruturas de terminal de passageiros, seção contra incêndio, pátio de aeronaves e estacionamento de veículos. A prefeita de Patos, Francisca Motta, confirmou o compromisso do município em incorporar a área ao aeroporto e afirmou que o novo projeto vai melhorar a conectividade da cidade também com municípios de Estados vizinhos.

O novo aeroporto regional de Patos estará habilitado a receber aeronaves comerciais de médio porte. O atual terminal de passageiros será demolido e construído novamente; a nova estrutura terá 682 m2. A pista de pouso e decolagem será recuperada e vai ganhar áreas de segurança. O projeto prevê também a criação de um novo pátio de aeronaves, com três posições para estacionamento. A Seção Contra Incêndio será edificada do zero; a Secretaria também prevê a entrega de um carro contraincêndio ao aeroporto.

Na próxima etapa, após a desapropriação e ajustes da proposta, o aeroporto de Patos entra em processo de licenciamento ambiental e da construção do Anteprojeto, que prepara a documentação de engenharia e a licitação da obra. Pela Secretaria de Aviação, também participaram da reunião o diretor de Gestão do DPROFAA (Departamento de Programa Federal de Auxílio a Aeroportos), Eduardo Bernardi, e o coordenador-geral de Planejamento Marcio Maffilli.

Portal Correio

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan