header top bar

section content

Cidade do Sertão da PB vai ganhar aeroporto para voos comerciais, confirma Aviação Nacional. Veja

Novo aeroporto regional de Patos estará habilitado a receber aeronaves comerciais de médio porte

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

21/02/2016 às 08h46 • atualizado em 21/02/2016 às 08h51

O município de Patos, no Sertão do estado a 300 km de João Pessoa, é a próxima cidade da Paraíba a ganhar um aeroporto para voos comercias. A informação foi confirmada pelo secretário de Aeroportos da Secretaria de Aviação da Presidência da República, Leonardo Cruz, após audiência em Brasília, com a comitiva da Paraíba. No encontro foram discutidas reforma, ampliação e modernização do novo aeroporto regional de Patos,

Conforme nota divulgada pela Secretaria de Aviação, o objetivo é transformar o aeródromo do município em um aeroporto regional com operação adequada à aviação comercial, inclusive para voos noturnos. De acordo com o secretário Leonardo Cruz, o aeroporto de Patos (PB) é “de extrema importância para o fortalecimento da economia regional. A medida visa transformar a operação local, fazendo com que o aeroporto possa receber aeronaves de médio porte”.

Aeroporto receberá voos comerciais (foto: Patos Online)

Aeroporto receberá voos comerciais (foto: Patos Online)

Para viabilizar o projeto, é necessário realizar a desapropriação de uma área no entorno do sítio aeroportuário, necessária para criar afastamento padrão entre a pista de pouso e decolagem e as novas estruturas de terminal de passageiros, seção contra incêndio, pátio de aeronaves e estacionamento de veículos. A prefeita de Patos, Francisca Motta, confirmou o compromisso do município em incorporar a área ao aeroporto e afirmou que o novo projeto vai melhorar a conectividade da cidade também com municípios de Estados vizinhos.

O novo aeroporto regional de Patos estará habilitado a receber aeronaves comerciais de médio porte. O atual terminal de passageiros será demolido e construído novamente; a nova estrutura terá 682 m2. A pista de pouso e decolagem será recuperada e vai ganhar áreas de segurança. O projeto prevê também a criação de um novo pátio de aeronaves, com três posições para estacionamento. A Seção Contra Incêndio será edificada do zero; a Secretaria também prevê a entrega de um carro contraincêndio ao aeroporto.

Na próxima etapa, após a desapropriação e ajustes da proposta, o aeroporto de Patos entra em processo de licenciamento ambiental e da construção do Anteprojeto, que prepara a documentação de engenharia e a licitação da obra. Pela Secretaria de Aviação, também participaram da reunião o diretor de Gestão do DPROFAA (Departamento de Programa Federal de Auxílio a Aeroportos), Eduardo Bernardi, e o coordenador-geral de Planejamento Marcio Maffilli.

Portal Correio

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa com a participação dos membros da Igreja Rei dos Reis

CADASTRAMENTO

VÍDEO: Prazo final para biometria na região de Catolé do Rocha é antecipado, e Justiça alerta eleitores

MITO DA INTERNET

VÍDEO: Fenômeno Gleyfy Brauly bate recorde de audiência no Xeque-Mate e canta sucessos no ‘imbromation’

CALDEIRÃO POLÍTICO

VÍDEO: Aliado releva que dois vereadores de oposição estão rasgando elogios ao prefeito Airton Pires