header top bar

section content

Padre e populares fazem movimento pedindo a inclusão do rio Piancó na transposição

Em janeiro o rio recebeu água de chuvas esporádicas, mas não foram suficientes para abastecer os mananciais da região

Por Jocivan Pinheiro

24/02/2016 às 18h14 • atualizado em 24/02/2016 às 18h20

Nesta quarta-feira (24) populares liderados pelo padre Djacy Brasileiro realizaram uma mobilização na cidade de Boa Ventura, no Vale do Piancó, sertão paraibano, com objetivo de chamar a atenção do Governo Federal para a necessidade de incluir o rio Piancó no projeto da transposição do rio São Francisco. A mobilização aconteceu às margens do rio.

Padre Djacy Brasileiro lidera populares em mobilização pela transposição no rio Piancó

Padre Djacy Brasileiro lidera populares em mobilização pela transposição no rio Piancó

Piancó é um dos principais formadores da bacia Piranhas-Açu. Ele numa região que serve de divisória de águas dos vales dos rios Pajeú, Jaguaribe e Piranhas-Açu, e recebe o nome “Piancó” ao adentrar o município de Conceição. Seu curso termina no açude Coremas.

Em janeiro ele recebeu água de chuvas esporádicas, mas que não foram suficientes para abastecer os mananciais da região que ainda estão em situação crítica.

Padre Djacy Brasileiro, que é pároco da cidade de Pedra Branca e conhecido também pelo seu engajamento social, sobretudo nos assuntos relacionados à seca, liderou a mobilização ressaltando que o ramal beneficia milhares de sertanejos que residem na região que é uma das mais castigadas pela seca na Paraíba.

“Nós queremos também, como filhos do Vale do Piancó, receber água do Rio São Francisco. A região passa por uma crise hídrica muito grande, então o povo está aqui clamando urgentemente por água. É uma luta que está começando em defesa da inclusão do Rio Piancó no projeto da transposição”, reforça.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: