header top bar

section content

Durante audiência, deputado anuncia 1.500 cadastros rurais gratuitos para agricultores de Cajazeiras

Os agricultores reclamavam que não têm condições de pagar a medição das terras para realizar o cadastro, que é feita por profissionais de outros estados

Por Jocivan Pinheiro

26/02/2016 às 15h36 • atualizado em 26/02/2016 às 15h37

A Comissão de Desenvolvimento do Turismo e Meio e Ambiente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), que é presidida pelo deputado Jeová Campos (PSB), realizou uma audiência pública na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cajazeiras, na manhã desta sexta-feira (26), para sanar todas as dúvidas dos pequenos agricultores em relação ao CAR (Cadastro Ambiental Rural), que é uma regularização de terras feita através de medição para deixar o produtor legalizado perante a Legislação.

Audiência pública no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cajazeiras esclarece dúvidas sobre o CAR

Audiência pública no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cajazeiras esclarece dúvidas sobre o CAR

O evento teve a participação de representantes da FUNETEC-PB (Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba), do deputado Jeová e do superintendente do IBAMA na Paraíba, Anselmo Castilho.

Jeová e Castilho anunciaram a boa nova para os agricultores de Cajazeiras e região: a reivindicação deles foi atendida e o Governo Federal liberou 1.500 cadastros gratuitos neste ano.

Os agricultores reclamavam que não têm condições de pagar a medição das terras para realizar o cadastro, que é feita por profissionais que vêm de outros estados. Sensibilizados com a causa, a Comissão de Desenvolvimento do Turismo e Meio Ambiente da ALPB e o IBAMA conseguiram junto ao Governo Federal os cadastros gratuitos.

Deputado Jeová Campos propôs a audiência pública

Deputado Jeová Campos propôs a audiência pública

O deputado Jeová enalteceu a preocupação do Governo Federal com a causa dos pequenos agricultores. “O cadastro é gratuito para o proprietário, mas na verdade quem está pagando é a presidente Dilma Rousseff. Uma decisão dela de ajudar o micro e pequeno produtor também na solução dos problemas que a lei impõe. Esse cadastro tem que ser realizado e muitos agricultores não teriam condição de pagar”, justifica.

Para afastar a imagem de vilão que o IBAMA tem perante alguns agricultores por ser considerado um obstáculo quando o assunto é demarcação e regularização de terras, Anselmo Castilho explica que a busca pela regularização da situação é a prova de que a entidade é aliada dos pequenos produtores rurais.

“Nós do IBAMA estamos em prol da legalização. A gente sabe que culturalmente os agricultores promovem determinadas empreitadas no seu ambiente de trabalho, mas a dificuldade da Legislação não os favorece, então o CAR vem jusamente dar uma especificidade aos agricultores para que possam agir dentro da sua propriedade com base na Legislação.”

Anselmo Castilho (esq.), Jeová Campos (centro) e Rildo Soares, presidente do Sindicato Rural de Cajazeiras

.

DIÁRIO DO SERTÃO

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan

DIÁRIO ESPORTIVO

Diário Esportivo recebe os organizadores do 1º Eco pedal e o garoto prodígio do futebol Luiz Felipe

MENSAGEM DE ESPERANÇA

Programa Mensagem de Esperança com Maria Vitória e Rodrigo Almeida 11.08.2017