header top bar

section content

FSM, Ministério da Saúde, Estado e Município inauguram Residência Médica em Cajazeiras

Inicialmente a Residência formará cinco médicos para atender em quatro municípios da região (Cajazeiras, Sousa, Aparecida e Triunfo)

Por Jocivan Pinheiro

04/03/2016 às 16h00 • atualizado em 05/03/2016 às 19h28

A Faculdade Santa Maria em parceria com o Governo do Estado, Ministério da Saúde e Prefeitura de Cajazeiras realizou na noite desta quinta-feira (3) a aula inaugural simbólica da Residência Médica em Saúde da Família e Comunidade.

Autoridades em saúde dos governos federal, estadual e municipal e professores formaram a mesa

Autoridades em saúde dos governos federal, estadual e municipal e professores formaram a mesa

Várias autoridades em saúde estiveram no evento, como o médico consultor do Ministério da Saúde Jerzey Timóteo; a secretária executiva de Saúde do Estado Maura Sobreira e o secretário de Saúde do município Henry Witchael, além da prefeita de Cajazeiras Denise Oliveira.

Inicialmente a Residência formará cinco médicos para atender em quatro municípios da região (Cajazeiras, Sousa, Aparecida e Triunfo), dando cobertura em postos de saúde da família e hospitais regionais.

A Residência também visa aperfeiçoar os profissionais de medicina no caráter sócio-político da profissão, já que eles devem cumprir uma das premissas sociais do SUS (Sistema Único de Saúde) que é atender comunidades de quilombolas, assentados, ciganos, entre outros.

Aula inaugural da Residência Médica aconteceu no auditório do IFPB de Cajazeiras

Alunos e gestores na aula inaugural da Residência Médica que aconteceu no auditório do IFPB

– O que está acontecendo aqui está acontecendo junto com pelo menos mil e quinhentos médicos que também fizeram a opção de fazer uma Residência de Medicina da Família. O Brasil está se preparando para ter profissionais mais capacitados para atuar na atenção básica – comentou o médico consultor do Ministério da Saúde Jerzey Timóteo.

– Esse movimento é importante pra gente poder ampliar o acesso à Atenção Básica no estado da Paraíba. A Residência visa realmente fazer formação de médicos mais comprometidos com as necessidades de saúde da população, fortalecendo assim o SUS – ressaltou Maura Sobreira, secretária executiva de Saúde do Estado.

Prof. Aristófanes Guglielmo, coordenador da Residência

Prof. Aristófanes Guglielmo coordena a Residência

– É extremamente essencial que Cajazeiras receba esses residentes porque nós temos muita carência de médicos na nossa cidade, e a abertura dessa Residência interioriza o trabalho desses médicos na região – disse a prefeita de Cajazeiras Denise Oliveira.

– O profissional de Medicina da Família e Comunidade, além de integrar um amplo conhecimento na área médica, ele também tem que ter um amplo conhecimento de outras áreas como Sociologia, Políticas de Estado, Gestão de Saúde, Antropologia e até Legislação. Esse projeto visa, além de formar esses profissionais, que eles sirvam de exemplo para essas regiões no atendimento médico e ao mesmo tempo a gente provoque, na prática, que essa atenção primária passe a ser mais eficiente e cumpra o seu verdadeiro papel – enfatizou o coordenador da Residência, professor Aristófanes Guglielmo.

VEJA MAIS FOTOS

.

DIÁRIO DO SERTÃO

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan