header top bar

section content

FSM, Ministério da Saúde, Estado e Município inauguram Residência Médica em Cajazeiras

Inicialmente a Residência formará cinco médicos para atender em quatro municípios da região (Cajazeiras, Sousa, Aparecida e Triunfo)

Por Jocivan Pinheiro

04/03/2016 às 16h00 • atualizado em 05/03/2016 às 19h28

A Faculdade Santa Maria em parceria com o Governo do Estado, Ministério da Saúde e Prefeitura de Cajazeiras realizou na noite desta quinta-feira (3) a aula inaugural simbólica da Residência Médica em Saúde da Família e Comunidade.

Autoridades em saúde dos governos federal, estadual e municipal e professores formaram a mesa

Autoridades em saúde dos governos federal, estadual e municipal e professores formaram a mesa

Várias autoridades em saúde estiveram no evento, como o médico consultor do Ministério da Saúde Jerzey Timóteo; a secretária executiva de Saúde do Estado Maura Sobreira e o secretário de Saúde do município Henry Witchael, além da prefeita de Cajazeiras Denise Oliveira.

Inicialmente a Residência formará cinco médicos para atender em quatro municípios da região (Cajazeiras, Sousa, Aparecida e Triunfo), dando cobertura em postos de saúde da família e hospitais regionais.

A Residência também visa aperfeiçoar os profissionais de medicina no caráter sócio-político da profissão, já que eles devem cumprir uma das premissas sociais do SUS (Sistema Único de Saúde) que é atender comunidades de quilombolas, assentados, ciganos, entre outros.

Aula inaugural da Residência Médica aconteceu no auditório do IFPB de Cajazeiras

Alunos e gestores na aula inaugural da Residência Médica que aconteceu no auditório do IFPB

– O que está acontecendo aqui está acontecendo junto com pelo menos mil e quinhentos médicos que também fizeram a opção de fazer uma Residência de Medicina da Família. O Brasil está se preparando para ter profissionais mais capacitados para atuar na atenção básica – comentou o médico consultor do Ministério da Saúde Jerzey Timóteo.

– Esse movimento é importante pra gente poder ampliar o acesso à Atenção Básica no estado da Paraíba. A Residência visa realmente fazer formação de médicos mais comprometidos com as necessidades de saúde da população, fortalecendo assim o SUS – ressaltou Maura Sobreira, secretária executiva de Saúde do Estado.

Prof. Aristófanes Guglielmo, coordenador da Residência

Prof. Aristófanes Guglielmo coordena a Residência

– É extremamente essencial que Cajazeiras receba esses residentes porque nós temos muita carência de médicos na nossa cidade, e a abertura dessa Residência interioriza o trabalho desses médicos na região – disse a prefeita de Cajazeiras Denise Oliveira.

– O profissional de Medicina da Família e Comunidade, além de integrar um amplo conhecimento na área médica, ele também tem que ter um amplo conhecimento de outras áreas como Sociologia, Políticas de Estado, Gestão de Saúde, Antropologia e até Legislação. Esse projeto visa, além de formar esses profissionais, que eles sirvam de exemplo para essas regiões no atendimento médico e ao mesmo tempo a gente provoque, na prática, que essa atenção primária passe a ser mais eficiente e cumpra o seu verdadeiro papel – enfatizou o coordenador da Residência, professor Aristófanes Guglielmo.

VEJA MAIS FOTOS

.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: