header top bar

section content

Após matéria, NASF visita homem doente em Cajazeiras e HRC explica o caso – VÍDEO

José Pedro Silva está prostrado em casa há cinco meses sem falar nem andar. Ele respira com dificuldade e se alimenta através de uma sonda

Por Jocivan Pinheiro

10/03/2016 às 15h56 • atualizado em 10/03/2016 às 17h39

Após repercussão de uma matéria do portal Diário do Sertão que tornou público um grave problema de saúde de um homem de 52 anos em Cajazeiras (assista aqui), a equipe do Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF) foi até a residência onde mora o paciente para saber mais detalhes do caso e procurar resolver a situação.

José Pedro está acamado há cinco meses

José Pedro está acamado em casa há cinco meses

José Pedro Silva está prostrado em casa há cinco meses vítima de uma forte pneumonia. Ele não fala, não anda, respira com dificuldade e se alimenta através de uma sonda.

Segundo seu Francisco de Assis, pai de José Pedro, ele chegou a ser internado na UTI do Hospital Regional de Cajazeiras com quadro avançado de subnutrição e depois de apresentar certa melhora, recebeu alta para continuar o tratamento em casa. Desde então seu Francisco é quem está cuidando do filho, custeando alimentação e medicamentos com ajuda da Secretaria Municipal de Saúde e de doações de amigos. Mas o problema maior tem sido a falta de médico e enfermeira para fazer curativos no paciente diariamente, pois devido à falta de movimentação na cama, ele desenvolveu escárias pelo corpo.

Luiz Ferreira, coordenador do NASF em Cajazeiras

O coordenador do NASF em Cajazeiras, Luiz Ferreira, contou que as secretarias municipais de Saúde e de Desenvolvimento Humano e o próprio NASF já estavam acompanhando o caso, dando suporte com equipe multidisciplinar e doando alimentos e materiais de higiene. Mas agora eles vão tentar disponibilizar um médico e uma enfermeira para darem assistência diária ao paciente em domicílio.

“O apoio ele tinha da equipe multiprofissional. O que a gente presenciou aqui é mais a falta do atendimento médico e da enfermeira. Mas a gente vai providenciar melhorar esse atendimento. Eu sei que a demanda é grande. Ele queria que tivesse esse atendimento diário, mas vamos tentar melhorar”, anunciou Luiz Ferreira.

Diante da notícia, seu Francisco ficou mais aliviado e agradeceu. “Eu fico muito satisfeito e agradecido a vocês e a quem estiver ajudando”, disse.

Resposta do HRC

Seu Francisco de Assis, pai de José Pedro

Seu Francisco de Assis, pai de José Pedro

Em contato com nossa redação, a assessoria do Hospital Regional de Cajazeiras explicou que José Pedro recebeu alta após quase um mês internado porque seu problema de saúde crônico carece de cuidados específicos que um hospital de urgência e emergência não dispõe ou não é de sua competência.

A internação teria acontecido após José Pedro ser encaminhado ao HRC apenas para trocar a sonda, mas o médico que o avaliou entendeu que ele estava bastante subnutrido e por isso o manteve no hospital para os cuidados necessários naquele momento.

“Ele chegou ao HRC para a realização de uma substituição de sonda. O médico plantonista, percebendo que o mesmo estava debilitado, resolveu encaminhar para internamento. (…) Vale salientar que o HRC é uma unidade de urgência e emergência e esse paciente precisa de cuidados específicos, alimentação diferenciada e especial, serviços esses que hospitais de urgência e emergência não dispõem. Os cuidados com o citado paciente são paliativos. Os cuidados realizados pela família nesse momento são essenciais, pois a situação atual do mesmo se encontra avançada e a alimentação que ele precisa pode ser administrada em sua própria residência”, justificou a assessoria do HRC.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: