header top bar

section content

Constrangimento: Deficiente é obrigado a tirar a roupa e ficar de joelhos para entrar em banco

"Não gosto de escândalos, mas dessa vez foi constrangimento demais", disse Gilberto Forti, de 57 anos.

Por Diário do Sertão

31/03/2016 às 17h57

Com a ajuda da esposa, Gilberto Forti, de 57 anos, teve que baixar as calças, tirar a prótese da perna e ficar de joelhos (Foto: Arquivo Pessoal)

Um deficiente físico foi barrado na entrada de uma agência bancária da Caixa Econômica na Vila Albertina, Zona Norte de São Paulo, tirou a calça, retirou a prótese metálica da perna esquerda e ficou de joelhos na entrada do banco. Ele disse ter avisado a segurança e a gerência que usava uma prótese metálica na perna esquerda. A Caixa disse que o cliente não quis esperar a porta auxiliar ser aberta e retirou a prótese. O incidente aconteceu na manhã de segunda-feira (28).

“Não gosto de escândalos, mas dessa vez foi constrangimento demais”, disse Gilberto Forti, de 57 anos.

“Nunca tinha passado por uma humilhação dessas. Trabalhei minha vida inteira e merecia mais dignidade.” Ele teve a perna amputada há quatro anos em consequência da diabetes e foi aposentado por invalidez.

Forti disse que chegou ao banco acompanhado pela esposa. Afirmou que não é cliente da agência, mas já havia ido ao local por quatro vezes e sempre conseguiu entrar, depois de explicar sobre a prótese. Dessa vez, no entando, a entrada não foi autorizada pelo segurança e por uma gerente da agência. “Minha esposa levantou minha calça, mostrou a prótese, explicou que eu sou amputado. Mas eles disseram que não me conheciam e não iriam abrir.”

Leia a nota da Caixa Econômica Federal:
“A Caixa Econômica Federal esclarece que utiliza portas automáticas giratórias com detectores de metal em suas agências, de acordo com a Lei 7.102/83, que disciplina o sistema de segurança em estabelecimentos financeiros, em todo território nacional.

As portas giratórias são utilizadas por todos bancos para impedir o acesso de pessoas armadas às agências, e nunca para criar obstáculos aos usuários. O objetivo é proteger os clientes, seus empregados e patrimônio.

Com relação ao caso específico, a CAIXA esclarece que o cliente recusou-se a mostrar a prótese de metal ao vigilante e, antes que a gerência pudesse abrir a porta auxiliar, conforme prevê a regra de segurança, o cliente já havia retirado a prótese.

Hoje, 30 de março, o cliente voltou à mesma agência e foi atendido normalmente, sem qualquer transtorno.” – G1.

Portal Carlos Magno

Recomendado pelo Google: