header top bar

section content

População reclama de ‘lixão’ em cidade do Sertão e denuncia poluição da água. Vídeo!

Ex-vereador conta que mais da metade da população já não arrisca mais beber a água do açude

Por Jocivan Pinheiro

25/04/2016 às 14h36 • atualizado em 25/04/2016 às 19h02

No município de São José de Caiana, localizado na macrorregião do Vale do Piancó, Sertão Paraibano, a 425 km da capital João Pessoa e a 87 km de Cajazeiras, o cartão de visita para quem chega pela rodovia PB-327 é um lixão a céu aberto.

Lixo se acumula às margens da PB-327

Lixo se acumula às margens da PB-327

Às margens da estrada, um terreno baldio acumula há vários anos dejetos de todas as espécies. E segundo o ex-vereador Sebastião Lauderi, esse descaso está afetando não só a fauna e a flora do local, mas também a saúde dos moradores, pois os dejetos estariam chegando ao açude que abastece a cidade.

Lauderi conta que mais da metade da população – que é de 6 mil habitantes ao todo – já não arrisca mais beber a água do açude e está comprando água mineral. Essa situação, segundo ele, se arrasta por mais de 20 anos e a gestão municipal que está no poder durante esse tempo nunca tomou uma providência.

Ex-vereador Sebastião Lauderi denuncia o descaso

Ex-vereador Sebastião Lauderi denuncia o descaso

– Essa água vai direto para o açude que nós bebemos. Ninguém mais bebe dessa água, ou seja, nós pagamos água duas vezes: pagamos água normal, que já é cara, e mais a água mineral que é comprada – afirma o ex-vereador.

Ele explica ainda que a água é tratada de maneira paliativa, apenas com aplicação de cloro, porque a construção de uma estação de tratamento parou e nunca mais foi retomada.

– Eu vejo muita má vontade do gestor público no momento. Eles vêm há 20 anos dentro da gestão e nada foi feito nesse sentido e em outros sentidos – completa.

Nossa reportagem tentou entrar em contato com o setor de saneamento básico de São José de Caiana através do número de telefone que está disponível no site da prefeitura, mas não obtivemos êxito.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: