header top bar

section content

VIXE! Energisa vai acabar com mais de 1,5 mil ‘gatos’ e ligações clandestinas de energia em Sousa. Vídeo!

A Energisa prevê encontrar mais de 1,5 mil irregularidades, e, com isso, diminuir os índices de perdas, combatendo o furto de energia na cidade

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

09/06/2016 às 16h00 • atualizado em 09/06/2016 às 16h06

Uma operação foi iniciada desde a quarta-feira (08) na cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba, para combater ligações clandestinas de energia elétrica. Segundo a concessionária de energia da Paraíba, Energisa, foi registrado um desvio que gerou um prejuízo R$ 5,4 milhões à empresa e uma perda financeira de R$ 1,2 milhão para o governo paraibano, proveniente de repasses de impostos. Além da Energisa, Polícia Civil e Instituto de Polícia Científica (IPC) participam da ação.

Energisa durante operação e m Sousa (foto: Charley Garrido)

Energisa durante operação e m Sousa (foto: Charley Garrido)

A previsão é de que a operação dure cerca de 30 dias. Conforme levantamento feito pela concessionária, o desvio registrado em Sousa foi de 9,5 mil Kw/h, quantia que representa 11,38% de toda energia distribuída para o município sertanejo. Em nota, a Energisa destacou que o desvio gera “perdas financeiras do Estado da Paraíba, com a ausência do recolhimento do ICMS, valor este que poderia ser investido em melhorias em saúde, educação e infraestrutura na região”.

Mais de 30 equipes da Energisa participam da operação (foto: Charley Garrido)

Mais de 30 equipes da Energisa participam da operação (foto: Charley Garrido)

As ações acontecem em toda zona urbana da cidade, com ênfase em áreas comerciais e unidades residenciais de alto porte. A Energisa prevê encontrar mais de 1,5 mil irregularidades e, com isso, diminuir os índices de perdas, combatendo o furto de energia na cidade, fiscalizando grandes clientes comerciais e residenciais de alto poder aquisitivo.

O furto de energia elétrica representa risco de morte, tanto para os que interferem no sistema elétrico à revelia da distribuidora, quanto para os consumidores. Além da cobrança dos valores desviados, os responsáveis pelo desvio de energia respondem a processo por crime contra o patrimônio e podem pegar até 8 anos de prisão.

Veja também!

Presidente da Energisa nega “gatos” e manda recado duro para clientes: “Não terá perdão”
DIÁRIO DO SERTÃO

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan