header top bar

section content

Presidente do COREN parabeniza SAMU de Sousa por obedecer resolução federal; veja!

Esse é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número 192

Por Campelo Sousa

20/06/2016 às 15h54 • atualizado em 20/06/2016 às 15h55

O presidente do Coren, Ronaldo Miguel Beserra em sua página nas redes sociais, parabenizou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da cidade de Sousa, sertão do estado, por trabalhar com equipes completas, no atendimento aos munícipes.

Presidente do COREN parabeniza equipe do SAMU de Sousa (Foto: Facebook)

Presidente do COREN parabeniza equipe do SAMU de Sousa (Foto: Facebook)

A cidade de Sousa obedece a Constituição Federal de acordo com a lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, Art 15 e Resolução do COFEN Nº 487/2015 que define em tese a presença do Enfermeiro em todas as equipes de saúde.

Para cada ambulância básica (USB), há a presença de um técnico de enfermagem, enfermeiro e condutor socorrista. Para atendimentos de maior gravidade, as ambulâncias de suporte avançado (USA) conta com um médico, enfermeiro e condutor socorrista, além dos serviços da motolância (MT)  atendendo às situações de urgência e emergência.

Samu de Sousa conta com o atendimento da Motolância (Foto: Diário do Sertão)

Samu de Sousa conta com o atendimento da Motolância (Foto: Diário do Sertão)

Veja também!

Após polêmica do fim do SAMU, presidente do COREN diz que país não vive sem o órgão

Pedreiro que sofreu choque volta a andar e agradece ao SAMU; médico entubou a vítima no telhado. Veja!

COMO FUNCIONA

O SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência.  Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.

Esse é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número 192 e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.

O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. O serviço pode ser acessado gratuitamente pelo número 192, a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel. A ligação é atendida por técnicos, que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações ás vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.

Presidente do COREN parabeniza SAMU Sousa (Foto: Diário do Sertão)

Presidente do COREN parabeniza SAMU Sousa (Foto: Diário do Sertão)

O SAMU 192 é um serviço territorializado e móvel. As ambulância são distribuídas estrategicamente, de modo a otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência. A prioridade é possibilitar a cada vítima um atendimento no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso. As unidades móveis podem ser ambulâncias, motolâncias, ambulanchas ou aeromédicos, conforme a disponibilidade e necessidade de cada situação, sempre no intuito de garantir a maior abrangência possível.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: