header top bar

section content

Sindicalista faz apelo para acabar com a taxa do Cadastro Rural e a burocracia nos órgãos

O CAR é uma regularização de terras obrigatória, feita através de medição, para deixar proprietário e produtor legalizados perante a Legislação

Por Jocivan Pinheiro

07/07/2016 às 16h37 • atualizado em 07/07/2016 às 16h46

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cajazeiras, Rildo Soares, reclamou da burocracia que existe em torno do CAR (Cadastro Ambiental Rural) e da taxa única que é cobrada para a realização do cadastro. Acompanhado da bióloga Maria das Dores Abreu, Rildo esteve no programa Olho Vivo, da TV Diário do Sertão, nessa quinta-feira (07).

O CAR é uma regularização de terras obrigatória, feita através de medição, para deixar proprietário e produtor legalizados perante a Legislação. A medição é feita por profissionais que vêm de outros estados e por isso a taxa de pagamento é considerada alta para alguns produtores.

VEJA TAMBÉM:

» Durante audiência, deputado anuncia 1.500 cadastros rurais gratuitos para Cajazeiras

» Presidente do Sindicato Rural de Cajazeiras quer ampliar convênios e enfrentar a crise

» Sem emprego, cajazeirenses se arriscam no corte de cana em São Paulo

Rildo reclama que há documentos demais para serem emitidos, e que a taxa deveria variar de acordo com o tamanho da propriedade e as condições financeiras do produtor.

A bióloga Maria das Dores, que é mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, atua na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Cajazeiras e tem um escritório que presta assessoria aos produtores rurais, explicou que toda a documentação exigida é necessária porque o processo de ‘brocagem’ das terras precisa ser fiscalizado por órgãos como a SUDEMA (Superintendência do Meio Ambiente da Paraíba) e o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais).

Em fevereiro desse ano, o superintendente do IBAMA na Paraíba, Anselmo Castilho, veio a Cajazeiras e anunciou que o Governo Federal estaria liberando 1.500 cadastros gratuitos em 2016. No entanto, a demanda de produtores que precisam desmatar suas terras ainda é muito grande.

DIÁRIO DO SERTÃO

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan