header top bar

section content

Diretora do CAPS 2 de Cajazeiras pretende internar jovem que tentou se matar em BR

Diretora quer que a jovem seja internada no CAPS 2 de Cajazeiras pelo menos três dias por semana, e não seja apenas medicada

Por Jocivan Pinheiro

26/07/2016 às 16h49 • atualizado em 27/07/2016 às 11h00

A diretora do CAPS 2 de Cajazeiras esclareceu o caso de uma jovem portadora de transtornos mentais que tentou se suicidar na última sexta-feira (22) se deitando no meio da rodovia BR-230, próximo ao Presídio Regional. Segundo Norma Viana, a jovem havia sido medicada no CAPS 2 na segunda-feira, mas teve um surto na quinta.

Jovem que tentou se matar

Jovem que tentou se matar

Ela explica que a jovem é medicada regularmente no CAPS 2, mas a medicação não impede totalmente que surtos daquela natureza possam acontecer. Isso vai depender do ambiente em que o paciente vive e suas relações pessoais nesse contexto.

VEJA TAMBÉM: Jovem de Cajazeiras se deita em BR para morrer e mãe faz apelo dramático

Nesse caso específico, a diretora disse que o contexto social e familiar da jovem favorece o agravamento da sua doença. “Ali é uma situação que ultrapassa as barreiras da saúde e que atinge o âmbito social. Existe uma falta de estrutura familiar que colabora muito na evolução negativa do diagnóstico daquela pessoa.”

A jovem está se recuperando do surto na cidade de Sousa, mas o desejo da diretora é que ela seja internada no CAPS 2 de Cajazeiras pelo menos três dias por semana, e não fique apenas sendo medicada e voltando para casa. Para isso ela pretende acionar o Ministério Público.

Norma Viana lamentou o fato de algumas pessoas se aproveitarem dos doentes mentais para fazerem vídeos com tom de escracho e compartilharem nas redes sociais. Ela fez um apelo pedindo respeito às diferenças.

“Não existe o fato de que porque é um portador de transtorno mental, tem que estar excluído. Ele faz parte da sociedade, precisa fazer. O que precisa é a sociedade aprender a conviver com o diferente. As pessoas que têm transtornos mentais não estão dispostas a servirem de objeto de diversão. O que a gente precisa entender é o respeito.”

DIÁRIO DO SERTÃO

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan