header top bar

section content

VÍDEO: Reservatório de cidade do Sertão só terá água para abastecer por mais 15 dias

De acordo com a Cagepa, a solução para resolver o problema de abastecimento no município é a chuva ou a conclusão da transposição.

Por Priscila Belmont

22/09/2016 às 08h56 • atualizado em 22/09/2016 às 09h55

Boa parcela do desenvolvimento que se vê atualmente em São José de Piranhas se deve a transposição do Rio São Francisco, o fato de uma barragem da obra ficar mesmo no centro da cidade trouxe muita expectativa aos moradores daquela localidade que pensou que nunca mais ia sofrer com a falta de água.

A obra de transposição iniciada em 2007 tinha prazo original de entrega em 2012, mas, outro período de estiagem chegou primeiro que a conclusão da obra.

Nunca se viu o açude de São José com um volume de água tão baixo, segundo estimativas da Cagepa a água só é suficiente para abastecer a cidade de São José de Piranhas pelos próximos quinze dias.

Como medida emergencial o Governo do Estado da Paraíba e a prefeitura perfuraram dez poços para a instalação de chafarizes, porém a medida não é suficiente para atender a uma população de cerca de 18 mil habitantes.

A população está comprando água e aqueles que não dispõem de dinheiro depende da solidariedade de vizinhos que disponibilizam água de poços particulares.

De acordo com a Cagepa, a solução para resolver o problema de abastecimento no município é a chuva ou a conclusão da transposição.

A assessoria de comunicação do Ministério da Integração Nacional de Brasília, informou que a previsão para conclusão da obra será entre os meses de dezembro de 2016 a Janeiro de 2017.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: