header top bar

section content

Cidade do sertão da PB reduz jornada de trabalho dos enfermeiros para 30 horas

Lei foi homologada durante assembleia

Por Jocivan Pinheiro

23/09/2016 às 19h03 • atualizado em 23/09/2016 às 19h05

Enfermeiros em assembleia (Foto: Canal Interface)

Enfermeiros em assembleia (Foto: Canal Interface)

Os enfermeiros que atuam através da Secretaria Municipal de Saúde de Patos têm motivo para comemorar nesta sexta-feira, dia 23, após uma reunião que homologou a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, vigente a partir do dia 01 de outubro.

A informação foi repassada durante uma assembleia realizada no auditório do SAMU de Patos, com a presença da atual secretária de Saúde do município, Raiane Dantas, do prefeito interino Lenildo Morais, do presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren), Ronaldo Miguel, além de representantes do Sinfemp, coordenador do SAMU e coordenadora dos enfermeiros do SAMU.

Ronaldo Miguel (Coren) destacou que o projeto veio beneficiar a classe dos enfermeiros. Ele enfatizou que a enfermagem trata-se de uma profissão importante para o serviço de saúde como um todo, e que essa vitória tende a gerar também melhorias no atendimento à população.

Raiane Dantas, secretária de Saúde de Patos e enfermeira por profissão, externou a satisfação em poder compartilhar a conquista juntamente com os profissionais, ainda mais quando acaba de assumir a gerência da pasta da Saúde do município.

Já o prefeito interino Lenildo Morais ressaltou que a homologação vem como um reconhecimento ao trabalho da categoria. “É uma conquista deles, pois lutaram e conquistaram esse benefício. Foi muito gratificante poder homologar essa vitória deles”, disse.

Atualmente, quinze cidades na Paraíba já implantaram a jornada de 30 horas semanais para os enfermeiros. Na Câmara Federal, a proposta de redução da jornada tramita há 15 anos. Os deputados aprovaram a redução em todas as comissões de mérito, sem alteração. Falta apenas a votação final, no Plenário, o que ainda não aconteceu devido à falta de um acordo definitivo entre os profissionais, o governo e o setor privado.

A jornada de trabalho da enfermagem é de 44 horas semanais no setor privado, conforme determina a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT – Decreto-Lei 5.452/43). Já no setor público, alguns estados e municípios já adotam 30 horas.

DIÁRIO DO SERTÃO com Canal Interface

Recomendado pelo Google: