header top bar

section content

Presidente do Coren-PB vai apurar denúncia de fechamento de SAMU em São Gonçalo

A secretária de saúde afirmou que a Base Descentralizada do SAMU em São Gonçalo está funcionando normalmente. Confira!

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

19/10/2016 às 20h56 • atualizado em 21/10/2016 às 11h02

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem (COREN) da Paraíba, Ronaldo Beserra, prestou entrevista à reportagem do Portal e TV Online Diário do Sertão e falou sobre as denuncias feitas pelo vice-prefeito Zenildo Oliveira (PSD) em relação ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

As declarações foram dadas pelo presidente do Coren-PB, durante o 19º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem – CBCENF que acontece no Centro de Convenções do Pantanal, em Cuiabá/MT.

Denúncia
Zenildo denunciou que a Base descentralizada do SAMU localizada em São Gonçalo, distrito de Sousa está fechada por falta de ambulância e que a Central do SAMU em Sousa possui apenas uma telefonista para atender as ligações de emergência através do número 192. Ele disse ainda que houve a redução do quadro de condutores de ambulâncias.

Veja também:
Vice eleito denuncia gestão André: “Fechou postos e o SAMU em São Gonçalo” VÍDEO!

Após denúncias, secretária de saúde divulga nota de esclarecimento

Base fechada em São Gonçalo
Ronaldo Beserra afirmou que em relação à Base de São Gonçalo, irá se reunir com a gestão para buscar saber o motivo da desativação da ambulância:

“Vamos escutar a gestão e se houver prejuízo para a população vamos ter que discutir esse assunto junto ao Ministério Público”, destacou.

Base do SAMU em São Gonçalo foi inaugurada recentemente (foto: Facebook)

Base do SAMU em São Gonçalo foi inaugurada recentemente (foto: Facebook)

Ronaldo também falou sobre a resolução nº 487/2015 do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) que veda ações para técnicos de enfermagem durante ocorrências sem a presença do enfermeiro. A determinação deve ser aplicada no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Sistema de gravação

O presidente do COREN-PB disse ainda que vai fiscalizar as centrais do SAMU da Paraíba, se estão usando o sistema de gravação de ligações.

“Vamos cobrar as gravações das ligações nas centrais de regulação do SAMU, fiquemos sabendo que algumas delas não estão gravando e isso é muito grave. Vamos fiscalizar a central de Sousa para saber o que realmente está acontecendo ”, disse.

Outro lado
A secretária de saúde do município de Sousa, Noêmia Gadelha, divulgou nota de esclarecimento sobre as denuncias feitas pelo empresário e vice-prefeito eleito, Zenildo Oliveira (PSD).

Nota de esclarecimento
Em face à declarações divulgadas no Site Diário do Sertão nesta quarta-feira (19/10), a Secretaria Municipal de Saúde informa o seguinte:

Noêmia Gadelha, secretária de saúde (foto: Charley Garrido)

Noêmia Gadelha, secretária de saúde (foto: Charley Garrido)

1. As 26 Unidades de Saúde da Família encontram-se abertas realizando atendimento normalmente nos horários de funcionamento;

2. A Base Descentralizada do SAMU 192 localizada em São Gonçalo está funcionando também normalmente conforme consta nos livros de registro de ocorrências.

3. A UPA 24 horas continua realizando seus atendimentos diariamente, bem como o SAMU 192 .

Necessário se faz informar que os repasses financeiros de competência do Estado referentes ao SAMU 192 e a Farmácia Básica estão com 08 (oito) meses de atraso, resultando em prejuízos no tocante ao cumprimento da folha de pagamento dos servidores contratados que desempenham suas funções nos serviços bem como no fornecimento de medicamentos à população.

Nada mais havendo a tratar, esta Secretaria se disponibiliza para quaisquer outros esclarecimentos.

Noêmia Rachel de Araújo Gadelha

Secretária de Saúde

DIÁRIO DO SERTÃO

EFEITO IMEDIATO

VÍDEO: Após protesto nas ruas, chefe da PM anuncia ações para combater o crime em São João do Rio do Peixe

AMIGO DE BRÁULIO BESSA

VÍDEO: Poeta que esteve no Encontro com Fátima Bernardes foi o convidado do Xeque-Mate da semana; VEJA!

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Pentecostal de Jerusalém

DIÁRIO ESPORTIVO

DIÁRIO ESPORTIVO: Tudo que rolou no Campeonato Brasileiro e os preparativos para o Paraibano