header top bar

section content

Governador da Paraíba participa da abertura do Festival do Turismo de João Pessoa

Ainda segundo o governador, o Centro de Convenções é um dos grandes responsáveis por alavancar o desenvolvimento do turismo de eventos no Estado

Por Campelo Sousa

22/10/2016 às 14h04 • atualizado em 22/10/2016 às 14h05

Festival de turismo de João Pessoa (Foto: Francisco França / Secom PB)

O governador Ricardo Coutinho participou, na tarde desta sexta-feira (21), da abertura da 6ª edição do Festival do Turismo de João Pessoa, no Centro de Convenções, onde estão instalados mais de 200 stands relacionados ao setor turístico nacional. O evento que será realizado até este sábado (22), deve atrair cerca de três mil profissionais do Turismo de aproximadamente 20 estados do país. O ministro do Turismo, Marx Beltrão, além de deputados, vereadores e representantes do turismo paraibano também participaram da solenidade.

Para o governador Ricardo Coutinho, o evento coloca João Pessoa e a Paraíba na esfera central do turismo do Nordeste. “Estamos em um momento de retração econômica, mas a Paraíba continua crescendo na área do turismo. Trabalhamos muito para criar a infraestrutura adequada para a evolução desta esfera. É bom lembrar que muitos avanços foram feitos ao longo desses últimos anos e temos aqui próximo o Polo Turístico que vamos fazer processo licitatório para as áreas e ele vai movimentar muito o turismo dessa região. Quero parabenizar a todos que fazem parte deste Festival que atrai as atenções do Brasil para o Estado, fortalecendo o destino turístico Paraíba”, ressaltou.

Ainda segundo o governador, o Centro de Convenções é um dos grandes responsáveis por alavancar o desenvolvimento do turismo de eventos no Estado. “No âmbito do turismo é fundamental a existência do Centro de Convenções, que colocou o Estado no patamar dos grandes polos do turismo de eventos. Este Centro gera renda e movimenta a economia, como o setor da gastronomia, com bares e restaurantes, também desenvolve a rede hoteleira e outros setores. A Paraíba era uma antes e agora é outra bem mais desenvolvida turisticamente, depois da entrega do Centro de Convenções”, afirmou.

Festival de turismo de João Pessoa (Foto: Francisco França / Secom PB)

Festival de turismo de João Pessoa (Foto: Francisco França / Secom PB)

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, enfatizou que as parcerias entre o Governo Federal e Estadual são fundamentais para o crescimento do turismo. “O Ministério do Turismo em Brasília está de portas abertas para receber os paraibanos e tratar sobre questões relacionadas à qualificação e ampliação do setor turístico do Estado. Já vim à Paraíba outras vezes como turista e sempre fui muito bem recebido. Conheço a potencialidade local e as parcerias poderão gerar muitos frutos. É uma honra participar deste evento que é de fundamental importância para a Paraíba. O turismo é um grande gerador de empregos e de renda, por isso precisa ser ampliado. O Governo Federal já investiu cerca de R$ 300 milhões em ações na área do turismo na Paraíba e vamos ajudar muito mais. O Nordeste, como um todo, tem uma vocação para o turismo. Vamos trabalhar juntos para ampliar o potencial turístico da Paraíba e do Brasil”, concluiu o ministro.

De acordo com a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, a realização do Festival engrandece o turismo paraibano, pois traz um número muito grande de expositores e de profissionais ao Estado. “O evento que ocupa nosso grandioso Centro de Convenções atrai os expositores e traz agentes de viagem e operadores de turismo que estão visitando nosso destino e conhecendo o que temos a oferecer. Dessa forma, eles ficam por dentro dos atrativos da Paraíba para vender com mais propriedade. A PBTur está com um stand aberto para que as cidades com potencial turístico possam divulgar seus roteiros e o Governo do Estado sempre apoia este evento porque o retorno é muito positivo”, pontuou.

Festival de turismo de João Pessoa (Foto: Francisco França / Secom PB)

Festival de turismo de João Pessoa (Foto: Francisco França / Secom PB)

“Quase três mil pessoas devem passar por aqui, gerando negócios e dividendos para o Estado, os quais vão se transformar em novos empregos e qualificação da rede de turismo. Isso nos dá a certeza que a Paraíba está inserida, definitivamente, no calendário turístico do nosso país”, falou o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Lindolfo Pires.

No evento é possível encontrar também espaços exclusivos para operadoras de turismo e salas de capacitação de destinos, muitos deles internacionais, como da Argentina, Aruba, Chile, Dubai, Espanha, entre outros. “Estamos gratos a Deus por mais uma edição deste evento. Espero que muitos negócios sejam gerados nestes dois dias e tudo transcorra como foi planejado. Crescemos 10% em relação ao ano passado, e a expectativa é que superemos os R$ 50 milhões em negócios que foram gerados na edição anterior. Continuamos evoluindo e sendo referência no setor no Nordeste e no Brasil”, afirmou um dos organizadores do Festival do Turismo de João Pessoa, Cláudio Junior.

Secom

Tags:
Recomendado pelo Google: