header top bar

section content

Deca e prefeitos do sertão paraibano são recebidos pelo ministro da Integração Nacional

Prefeitos pedem que transposição seja integrada à barragem de Capivara

Por Redação Diário

11/11/2016 às 10h48 • atualizado em 11/11/2016 às 10h49

Senador Deca (PSDB-PB) em reunião com prefeitos em Brasília

O senador Deca (PSDB-PB) foi recebido em audiência nesta quinta-feira, pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho juntamente com prefeitos que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional da Nascente do Rio do Peixe (CIDRARP), que é composto pelos municípios de Uiraúna, Vieirópolis, Santa Cruz, Poço Dantas, Joca Claudino, Poço de José de Moura, Bernardino Batista e Triunfo.

O principal pleito levado ao ministro foi o de viabilizar, através do projeto de transposição do Rio São Francisco, a integração do Eixo Norte das obras à bacia do Rio do Peixe, que abasteceria a barragem de Capivara, garantindo assim a segurança hídrica para uma população de 105 mil pessoas que passam por extremas dificuldades atualmente, inclusive com várias comunidades sendo abastecidas através de caminhões pipa.

O senador Deca fez questão de se juntar aos pleitos dos municípios que estão situados no sertão da Paraíba e fez uma explanação ao ministro de todas as dificuldades que aquelas cidades estão passando no que diz respeito à crise hídrica. Ele lembrou que a barragem de Capivara foi concluída pelo então governador Cássio Cunha Lima que inclusive construiu a adutora de Capivara, que beneficia principalmente o município de Uiraúna. “é uma obra cujo custo a médio prazo é bem mais barato do que continuar com os programas de carros pipas, que além de tudo, causam grandes transtornos à sociedade”, alertou.

O ministro Helder Barbalho já entregou a proposta do CIDRARP para a área técnica do Ministério, através do secretario nacional de infraestrutura hídrica, Rodrigo Mendes de Mendes que participava da audiência e destacou que esta deve ser a primeira providência a ser tomada, tendo em vista que a viabilidade técnica é um dos pré-requisitos para a realização de uma obra. O ex-senador Wilson Santiago (PTB) também esteve presente na audiência com o ministro da Integração Nacional.

Assessoria do senador Deca (PSDB-PB)

Recomendado pelo Google: