header top bar

section content

EXCLUSIVO: Agrônomo alerta para colapso total de água em Sousa e mais 26 cidades

Hermano Rolim menciona que colapso no açude de Mãe D’água já está previsto e que provavelmente 28 cidades no estado da Paraíba e quatro no Rio Grande do Norte ficarão sem água

Por Estagiário

25/11/2016 às 16h37 • atualizado em 25/11/2016 às 18h38

O agrônomo e secretário do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Piranhas, Piancó e Açu, Hermano Rolim, prestou entrevista à reportagem do Portal e TV Online Diário do Sertão nesta sexta-feira (25) e fez alerta sobre o colapso que possa vir acontecer nas Várzeas de Sousa, Aparecida e as demais 25 cidades que são abastecidas pelo açude de Mãe D’água.

Segundo ele, o perímetro irrigado das Várzeas de Sousa passa por uma restrição hídrica muito séria, pois é mantido apenas com um décimo da água necessária. Hoje é liberado 400 litros por segundos, mas a perspectiva é que seja reduzida a partir do dia 16 de dezembro para 200 litros por segundos.

“Nós precisaríamos de uns cinco anos seguidos de bons invernos para que os açudes recuperassem seus níveis, então a possibilidade que o perímetro irrigado de Sousa venha ficar sem água é muito grande e capaz de ser concretizada”, disse Hermano.

Em relação às precipitações pluviométricas afirmou que será uma situação de normalidade, que não terá o fenômeno El Niño e nem o Lã Niña, mas também vai depender de outros fatores como o Dipolo do Atlântico.

Hermano Rolim menciona que colapso no açude de Mãe D’água já está previsto e que provavelmente 28 cidades no estado da Paraíba e quatro no Rio Grande do Norte ficarão sem água.

DIÁRIO DO SERTÃO

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan