header top bar

section content

Equipe de TV faz ‘giro’ pelo Sertão do estado e mostra dificuldades com a seca, projeto de Igreja para ajudar criancinhas, fama de uma cidade de muito perigo e revelação de novos milagres de Frei Damião. VEJA O VÍDEO!

Falta água nos mananciais, e com isso as famílias dependem basicamente de caminhões-pipa do Governo para serem abastecidas.

Por Jocivan Pinheiro

29/11/2016 às 06h30 • atualizado em 29/11/2016 às 06h47

Durante três dias, a equipe da TV Diário do Sertão percorreu quase 350 km na região de Catolé do Rocha, mais conhecida como ‘Região 89’, no Sertão paraibano, onde conheceu projetos que ajudam crianças e famílias carentes na cidade de Jericó, que fica a 28 km de Catolé do Rocha e possui uma população estimada em pouco mais de 7.500 mil habitantes.

regiao_catole5

Um desses projetos é realizado por uma comunidade evangélica e beneficia crianças não só de Jericó, mas também de outras cidades vizinhas e até de cidades mais distantes, como Patos.

– Hoje nós já somos 525 crianças que estão sendo atendidas aqui em Jericó, na cidade de Mato Grosso e na cidade Patos – conta o pastor John Glemeson.

regiao_catole2

Durante nosso percurso, também observamos que a seca está castigando as cidades da região. Falta água nos mananciais e rios, e com isso as famílias dependem basicamente de caminhões-pipa do Governo do Estado para serem abastecidas com o mínimo do precioso líquido.

Nos próximos dias vocês também vão ver na tela da TV Diário do Sertão matérias especiais sobre a Orquestra de Cordas de Catolé do Rocha, que é comandada por um músico chileno; o museu em homenagem ao cantor e compositor paraibano Zé Ramalho em Brejo do Cruz; além do apelo da comunidade que cobra dos gestores a conclusão da obra do Hospital Regional de São Bento que está parada há anos e que poderia estar ajudando muita gente.

– A obra começou através do Governo do Estado em 2001 e foi transferida para o Município em 2010. O reinício ocorreu em 2010, com prazo de entrega para junho de 2011. Hoje já estamos praticamente no fim de 2016 e a obra não foi concluída – lamenta o jornalista Raniere Silva.

Outra reivindicação é a abertura do Shopping das Redes, também em São Bento, que já foi inaugurado, porém ainda não está funcionando.

regiao_catole9

Nesta caminhada pela ‘Região 89’ também vamos conhecer a trajetória e o trabalho de evangelização dos franciscanos na Paróquia de Catolé do Rocha. O frei Severino Pinheiro destaca que a história da cidade foi marcada pela presença dos frades.

– Tem sido uma presença marcante. Basta lembrar que uma das principais escolas de Catolé do Rocha foi fundada por um capuchinho – recorda o pároco.

Vamos falar ainda da fama que a região tem de ser violenta e da revelação de muitos milagres atribuídos a Frei Damião.

Fique ligado! A partir desta semana na tela da TV Diário do Sertão, o destaque é para a região de Catolé do Rocha, mais conhecida como ‘Região 89’.

DIÁRIO DO SERTÃO

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!