header top bar

section content

Agrônomo revela que cidades do Sertão vão entrar em colapso total nos próximos dias

É preciso reduzir a vazão do açude para que seja possível chegar com um volume razoável no período chuvoso

Por Estagiário

05/12/2016 às 16h22 • atualizado em 05/12/2016 às 19h23


O agrônomo e secretário do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Piranhas, Piancó e Açu, Hermano Rolim, prestou entrevista à reportagem do Portal e TV Online Diário do Sertão nesta segunda-feira (5) onde fez um alerta sobre a situação do açude de Mãe D’água.

Segundo ele, a tendência é que o açude venha perder volume de água no ritmo de 10 milhões de m³ por mês, provavelmente no dia 15 de março ele entrará em volume morto, ou seja, não será possível liberar água através das comportas. A partir dessa data é bem provável que muitas cidades fiquem sem água.

“Algumas cidades como: Pombal, Patos e Santa Luzia que apresenta maior nível populacional ficarão sem água, pois elas são abastecidas pela adutora do Sabugi, que é abastecida através de capitação pelo Rio Piancó, e o açude de Mãe D’água que mantem o rio perene, entretanto com o rebaixamento do açude esse fluxo deixará de acontecer, então essas cidades ficarão sem água”, disse Hermano.

Ainda segundo ele, é preciso reduzir a vazão do açude para que seja possível chegar com um volume razoável no período chuvoso.

O agrônomo falou também que, precisa ser mobilizada a classe política para que possa pressionar a ANA, a fim dela tomar medidas de salvaguarda para que o açude não venha a entrar em colapso.

Hermano Rolim mencionou que o volume de água dos reservatórios se encontra muito baixo, apenas o açude de São Gonçalo que apresenta um volume mais significativo, e será suficiente para chegar ao período chuvoso.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: