header top bar

section content

Caixas públicas com água suja e até com camisinha abastecem cidade do Sertão: “Eu não aguento mais” – VÍDEO!

Jericó, com pouco mais de 7.500 habitantes, não dispõe mais de água nos seus reservatórios naturais há vários anos

Por Jocivan Pinheiro

07/12/2016 às 09h53 • atualizado em 07/12/2016 às 17h30

Na segunda reportagem especial sobre as dificuldades e as ações que geram resultados positivos nas cidades da região de Catolé do Rocha, Sertão da Paraíba, a equipe da TV Diário do Sertão esteve em Jericó. O assunto é novamente a falta d’água, e a situação não é nem um pouco diferente da que mostramos em Riacho dos Cavalos.

VEJA TAMBÉM: Seca acaba com milhares de plantações de coco nas Várzeas de Sousa

VEJA MAIS: Cidade do Sertão da PB é abastecida com ‘lama’, e moradores reclamam de doenças

Caixa d'água abastece moradores no Centro de Jericó

Caixa d’água abastece moradores no Centro de Jericó

Jericó, com pouco mais de 7.500 habitantes, não dispõe mais de água nos seus reservatórios naturais, sendo o principal deles o açude Carneiro, o que significa a falta do precioso líquido nas torneiras das residências há muito tempo.

A saída, então, é abastecer a cidade com caminhões pipas que buscam água em outras localidades e depositam em caixas públicas. São pelo menos seis caixas espalhadas em pontos estratégicos. Mas, segundo o motorista de caminhão pipa Francisco Bezerra, apenas três são abastecidas.

O problema ainda se agrava quando vemos a qualidade da água. Com tom amarelado, logo se percebe que ela não é própria para beber e cozinhar. Para isso, é necessário comprar água potável de revendedores.  “Quando tem uma aguazinha, é um tumulto de carros pegando pra vender na cidade”, relata o motorista Manoel Ferreira.

O fato de as caixas ficarem expostas em via pública só aumenta o risco de poluição da água. Dona Antônia Alves conta que até uma camisinha já foi encontrada dentro do reservatório.

Ela é uma das várias senhoras que ainda carregam baldes na cabeça diariamente. “Eu só boto de três a quatro baldes, porque eu não aguento mais, já fico cansada. E se não for na correria, não acha porque é muita gente”, ressalta.

Jericó-PB

jerico-2

jerico-3

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: