header top bar

section content

Mudança no carnaval de Cajazeiras gera polêmica; Comerciantes divergem. VÍDEO!

De acordo com a comissão organizadora, o local do evento em 2017 será escolhido através de uma enquete divulgada em sites.

Por Jocivan Pinheiro

15/12/2016 às 21h22 • atualizado em 16/12/2016 às 08h10

O carnaval de Cajazeiras é considerado um dos maiores de todo o interior do Nordeste. A prova disso é que na época do evento, foliões de vários estados escolhem a terra do Padre Rolim para curtir a festa carnavalesca e encontram um povo festivo e hospitaleiro que acolhe todos os turistas com alegria. Porém, o carnaval de Cajazeiras tem sido alvo de polêmicas há alguns anos.

De acordo com a comissão organizadora, o local do evento em 2017 será escolhido através de uma enquete, e as opções são a Avenida Coronel Juvêncio Carneiro, onde a festa acontecia antes de ser transferida para a Agrovila em 2013, e a Avenida Aldo Matos de Sá, ambas no Centro.

VEJA TAMBÉM: Prefeito lança enquete para escolha do local do carnaval de Cajazeiras

Avenida Coronel Juvêncio Carneiro, no Centro da cidade

A mudança de local e as opções levantaram mais uma vez uma polêmica em torno do Carnaval de Cajazeiras e dividem opiniões. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cajazeiras, Irlânio Cavalcante, comemorou a realização do evento, porém acredita que o carnaval na Avenida Juvêncio Carneiro causa transtornos ao comércio do centro da cidade.

– Que bom que vai acontecer o carnaval. Sob o ponto de vista logístico e mercadológico, a Juvêncio Carneiro traz transtornos no quesito do trânsito e transtornos para os comerciantes da avenida e também do entorno – opinou.

Irlânio levanta uma terceira opção, que é a Avenida Donato Braga, mais conhecida como Estrada do Amor, inaugurada recentemente pelo Governo do Estado com boa estrutura e localizada numa área que não tem comércio e nem residências.

– Mas nós teríamos uma terceira opção e talvez a mais palpável, a Estrada do Amor, que é uma avenida pronta, totalmente iluminada, asfalto de primeira que favorece a movimentação das pessoas e o trânsito livre para os trios elétricos, além de ser uma área não residencial.

Estrada do Amor, que liga o Centro à zona norte

Já a comerciante Renata Thaís e o aposentado Dorgival Vieira querem que o carnaval de Cajazeiras seja mesmo realizado na Juvêncio Carneiro, pois, para eles, aqueceria o comércio e facilitaria o acesso de todos ao corredor da folia.

– Na Juvêncio Carneiro o comércio é mais próximo de tudo, dá pra formar uma praça só, o Xamegão dá pra utilizar para as crianças, tem a praça do rock, a praça do frevo que é aqui perto, fica uma avenida só, bom pra todo mundo – avaliou a comerciante.

Diante da possibilidade de o carnaval de Cajazeiras ser realizado na Avenida Aldo Matos de Sá, próximo ao complexo hospitalar da cidade, a direção do Hospital Regional de Cajazeiras, através da sua assessoria, se posicionou contra a realização do evento neste local alegando que a avenida é uma das principais vias de acesso aos serviços de saúde de urgência e emergência do HRC e ao SAMU.

O documento diz que a direção do HRC compreende a importância dos eventos culturais e festivos da região, mas o carnaval nesta avenida traria poluição sonora para as proximidades do hospital, violando dispositivos do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), e ainda pode gerar obstáculos para o trânsito emergencial no deslocamento de ambulâncias.

Avenida Aldo Matos de Sá, no Centro da cidade

Trecho da nota do HRC

DIÁRIO DO SERTÃO

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Em Continência ao Senhor Jesus com a participação dos membros da Igreja Batista Nacional

XEQUE-MATE

Xeque Mate recebe roteirista e atores do filme cearense e independente “Os Olhos de Alice” ; CONFIRA!

MENSAGEM DE ESPERANÇA

Programa Mensagem de Esperança com Sara Samita e Dimas Andriola

RESUMÃO DA RODADA

Diário Esportivo lista principais acontecimentos da oitava rodada do Campeonato Paraibano