header top bar

section content

Mudança no carnaval de Cajazeiras gera polêmica; Comerciantes divergem. VÍDEO!

De acordo com a comissão organizadora, o local do evento em 2017 será escolhido através de uma enquete divulgada em sites.

Por Jocivan Pinheiro

15/12/2016 às 21h22 • atualizado em 16/12/2016 às 08h10

O carnaval de Cajazeiras é considerado um dos maiores de todo o interior do Nordeste. A prova disso é que na época do evento, foliões de vários estados escolhem a terra do Padre Rolim para curtir a festa carnavalesca e encontram um povo festivo e hospitaleiro que acolhe todos os turistas com alegria. Porém, o carnaval de Cajazeiras tem sido alvo de polêmicas há alguns anos.

De acordo com a comissão organizadora, o local do evento em 2017 será escolhido através de uma enquete, e as opções são a Avenida Coronel Juvêncio Carneiro, onde a festa acontecia antes de ser transferida para a Agrovila em 2013, e a Avenida Aldo Matos de Sá, ambas no Centro.

VEJA TAMBÉM: Prefeito lança enquete para escolha do local do carnaval de Cajazeiras

Avenida Coronel Juvêncio Carneiro, no Centro da cidade

A mudança de local e as opções levantaram mais uma vez uma polêmica em torno do Carnaval de Cajazeiras e dividem opiniões. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cajazeiras, Irlânio Cavalcante, comemorou a realização do evento, porém acredita que o carnaval na Avenida Juvêncio Carneiro causa transtornos ao comércio do centro da cidade.

– Que bom que vai acontecer o carnaval. Sob o ponto de vista logístico e mercadológico, a Juvêncio Carneiro traz transtornos no quesito do trânsito e transtornos para os comerciantes da avenida e também do entorno – opinou.

Irlânio levanta uma terceira opção, que é a Avenida Donato Braga, mais conhecida como Estrada do Amor, inaugurada recentemente pelo Governo do Estado com boa estrutura e localizada numa área que não tem comércio e nem residências.

– Mas nós teríamos uma terceira opção e talvez a mais palpável, a Estrada do Amor, que é uma avenida pronta, totalmente iluminada, asfalto de primeira que favorece a movimentação das pessoas e o trânsito livre para os trios elétricos, além de ser uma área não residencial.

Estrada do Amor, que liga o Centro à zona norte

Já a comerciante Renata Thaís e o aposentado Dorgival Vieira querem que o carnaval de Cajazeiras seja mesmo realizado na Juvêncio Carneiro, pois, para eles, aqueceria o comércio e facilitaria o acesso de todos ao corredor da folia.

– Na Juvêncio Carneiro o comércio é mais próximo de tudo, dá pra formar uma praça só, o Xamegão dá pra utilizar para as crianças, tem a praça do rock, a praça do frevo que é aqui perto, fica uma avenida só, bom pra todo mundo – avaliou a comerciante.

Diante da possibilidade de o carnaval de Cajazeiras ser realizado na Avenida Aldo Matos de Sá, próximo ao complexo hospitalar da cidade, a direção do Hospital Regional de Cajazeiras, através da sua assessoria, se posicionou contra a realização do evento neste local alegando que a avenida é uma das principais vias de acesso aos serviços de saúde de urgência e emergência do HRC e ao SAMU.

O documento diz que a direção do HRC compreende a importância dos eventos culturais e festivos da região, mas o carnaval nesta avenida traria poluição sonora para as proximidades do hospital, violando dispositivos do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), e ainda pode gerar obstáculos para o trânsito emergencial no deslocamento de ambulâncias.

Avenida Aldo Matos de Sá, no Centro da cidade

Trecho da nota do HRC

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: