header top bar

section content

Vídeo mostra água chegando a área de lazer de açude no Sertão e moradores comemoram

Açude Coremas/Mãe D'água chegou a atingir seu volume morto, mas graças às chuvas, começou novamente a receber água

Por Jocivan Pinheiro

26/02/2017 às 14h29

Com as chuvas que estão caindo no Sertão da Paraíba, vários açudes já estão tomando água e elevando seu volume para alegria do povo sertanejo, como mostra o vídeo acima feito pelo morador José Albertino. Além das chuvas que caem direto nos açudes, eles também recebem água de rios. Coremas/Mãe D’água, o maior açude da Estado, foi um dos que ficaram em pior situação por causa da seca.

O reservatório, que fica no município de Coremas, chegou a atingir seu volume morto. Mas graças às chuvas dos últimos dois meses, começou novamente a receber água. Não é muita, mas suficiente para deixar os moradores e os comerciantes esperançosos, já que no entorno do açude existe bares e áreas de lazer.

VEJA MAIS: Chuvas tiram açudes da região de Coremas do volume morto após anos de seca extrema

Água começa a se aproximar da parede do açude de Coremas

Em 2015, a TV Diário do Sertão fez uma série de reportagens especiais mostrando os efeitos da crise hídrica em vários municípios. Na época, o açude Coremas/Mãe D’água estava com pouco mais de 10% da sua capacidade e já não tinha mais condições de abastecer os cerca de 50 municípios daquela região (relembre aqui).

Com o manancial praticamente seco, o impacto foi sentido também na economia da região. Comerciantes que têm estabelecimentos às margens do reservatório lamentavam a queda brusca no movimento de clientes. Agora, com o aumento do volume e a água se aproximando das áreas de lazer, a reação é de otimismo.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: