header top bar

section content

Sem ação, população de São João do Rio do Peixe faz campanha para salvar prédio histórico do vandalismo. VÍDEO!

Antiga estação de trem de São João do Rio do Peixe é considerada por historiadores o símbolo do desenvolvimento da região

Por Jocivan Pinheiro

21/03/2017 às 20h00 • atualizado em 22/03/2017 às 16h20

A população de São João do Rio do Peixe, no Alto Sertão da Paraíba, está engajado em uma campanha cujo objetivo principal é reformar o prédio da antiga estação de trem do município, que está abandonado há anos e tem servido apenas como ponto de encontro para consumo de drogas e vandalismo.

A estação de trem é considerada por historiadores o símbolo maior do desenvolvimento da região, já que ela foi inaugurada ainda nos anos 20, proporcionando o deslocamento de pessoas e mercadorias entre os municípios e até estados vizinhos.

Grupo criou campanha para reformar a estação

Preocupados com a deterioração do prédio, pessoas de vários segmentos da sociedade lançaram a campanha ‘Salve a Estação’, em que elas tentam arrecadar fundos de várias maneiras para reformar o prédio. A arrecadação acontece através de doações voluntárias e por meio de eventos onde os engajados comercializam produtos.

Segundo o escritor Rogério Galvão, o próximo passo após a reforma é transformar a estação em um “espaço itinerante”, um local para a realização de eventos sócio-culturais.

“Nós da campanha estamos dando essa oportunidade ao sãojoãonense de ter um espaço para a arte e a cultura. Com a parceria do poder público municipal vamos, se Deus quiser, terminar essa obra”, afirma o escritor.

Antiga estação de trem de São João do Rio do Peixe

O professor Wlisses Estrela destacou a importância histórica da construção ferroviária para a cidade e o sentimento existente no coração dos são joanenses.

“A estação representa muito porque foi o trem que trouxe o verdadeiro progresso da cidade nas décadas de 20, 30, 40, e nós vemos o símbolo do progresso nessa situação lamentável.”

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: