header top bar

section content

Sousense participa de Seminário sobre os 20 anos da Lei das Águas na capital Federal

O objetivo do evento é discutir a legislação que estabeleceu a Política Nacional de Recursos Hídricos

Por Campelo Sousa

22/03/2017 às 09h08

Francisco José Bernardino, e o gerente do SESI na cidade de Sousa, José Braga Rocha Neto representam a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba

O empresário e presidente do Sindicato da Indústria de Doces e Conservas do Estado da Paraíba – SINDIDOCES, Francisco José Bernardino, e gerente do SESI na cidade de Sousa, José Braga Rocha Neto representam a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP no Comitê de Bacias Hidrográficas Piancó-Piranhas-Açu. Os dois representantes da Federação participam nestes dias 21 e 22 de março, em Brasília do Seminário “Águas do Brasil: 20 anos da Lei das águas”.

O objetivo do evento é discutir a legislação que estabeleceu a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH). O lançamento de relatório da Unesco e uma palestra sobre dessalinização em Israel também estão na programação. O seminário é realizado em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) e tem o apoio da Frente Parlamentar Ambientalista. O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, participará da abertura e de mesa sobre governança e segurança hídrica. O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, também integrarão o debate.

Nesta quarta-feira, dia 22 de março, o seminário ocorrerá no MMA e contará com debates sobre a Lei das Águas e um café da manhã promovido pela Frente Parlamentar Ambientalista. O secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do MMA, Jair Tannús, conduzirá os debates sobre as perspectivas de aperfeiçoamento da Lei das Águas. Além disso, o secretário de Meio Ambiente do DF, André Lima, e representantes do empresariado e do terceiro setor participarão de painel sobre sustentabilidade e participação social.

Experiências internacionais também estarão em pauta. No seminário, ocorrerá o lançamento mundial do relatório “Waste Water”, da Unesco. Já o diretor do Programa Nacional de Água e Energia Renovável de Israel, Oded Distel, apresentará informações sobre as medidas de dessalinização desenvolvidas no país do Oriente Médio.

A LEI DAS ÁGUAS

Conhecida como Lei das Águas, a Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997, foi elaborada para se tornar um instrumento moderno e democrático da gestão dos recursos hídricos. Para atingir esse objetivo, a legislação incorporou conceitos fundamentais para esse processo. Entre eles, estão a gestão descentralizada e o incentivo à participação social.

No ano seguinte à publicação da lei, foi criado o Conselho Nacional de Recursos Hídricos. Além disso, dentro do sistema nacional de gerenciamento, o governo, a sociedade civil e os usuários da água organizada integram os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) com o objetivo de definir e aprovar medidas voltadas para cada uma delas.

Assessoria

Recomendado pelo Google: