header top bar

section content

Coremas continua em estado crítico, mas moradores já percebem mudança visual após recentes chuvas

Apesar de a situação ser muito crítica ainda, há quem comemore o pequeno aumento do volume de água do maior reservatório natural do estado

Por Jocivan Pinheiro

26/03/2017 às 14h12 • atualizado em 26/03/2017 às 14h15

Açude de Coremas (Foto: José Albertino Andrade)

As chuvas que têm caído no Sertão do estado ainda não foram suficientes para tirar o maior açude da Paraíba do volume morto. Segundo informações do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Pesca de Coremas, José Albertino Andrade, o açude Coremas/Mãe D’água, formado por dois reservatórios, recebeu uma recarga de 3,36 m³ de água em sua lâmina até este sábado (25).

Coremas está com 25.635.002 milhões de m³, o que equivale a apenas 4,3% de sua capacidade máxma. Já o açude Mãe D’água acumula 27.003.874  milhões de m³ – 4,8% de sua capacidade.

Vídeo mostra água chegando a área de lazer de açude no Sertão da PB e moradores comemoram

Açude de Coremas (Foto: José Albertino Andrade)

Apesar de a situação ser muito crítica ainda, há quem comemore o pequeno aumento do volume de água em Coremas ao comparar a situação em que o manancial se encontrava antes das chuvas. O agricultor Sérgio Monteiro diz que a diferença já é visualmente perceptível: “Melhorou 50% a vista do que estava”.

De acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), o açude de Coremas tem capacidade para armazenar 591.646.222 metros cúbicos de água. Mãe D’água, por sua vez, tem capacidade para 567.999.136 de metros cúbicos.

Em 2015, a TV Diário do Sertão fez uma série de reportagens especiais mostrando os efeitos da crise hídrica em vários municípios. Na época, o açude Coremas/Mãe D’água estava com pouco mais de 10% da sua capacidade e já não tinha mais condições de abastecer os cerca de 50 municípios daquela região (relembre aqui).

Açude de Coremas (Fotos: José Albertino Andrade)

.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: