header top bar

section content

Volume do açude de Coremas duplica após 345,4 mm de chuvas, aponta Aesa, já os açudes de Sousa e Cajazeiras continuam secando. Veja aqui!

O volume atual representa apenas 5,1% da capacidade de armazenamento do reservatório de Coremas

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

05/04/2017 às 14h24 • atualizado em 05/04/2017 às 14h33

Açude de Coremas recebe recarga após chuvas no Sertão da Paraíba (Foto: Iracema Batista)

Após chuvas acumuladas de 345 mm este ano, o açude de Coremas, no Vale do Piancó, já duplicou de volume. Os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas apontam que, em janeiro, o reservatório tinha 14 milhões de metros cúbicos de água. Conforme monitoramento, até segunda-feira (3), o açude estava com 30 milhões de metros cúbicos.

O volume atual representa apenas 5,1% da capacidade de armazenamento do reservatório de Coremas, que é o maior da Paraíba. Mas, com as últimas chuvas, o açude não é mais considerado pela Aesa em situação crítica.

Veja também: Estudioso prevê boas chuvas em Abril, mas de forma irregular no semiárido da Paraíba

A Paraíba tem, atualmente, 56 açudes em estado crítico – com menos de 5% do volume total – e 43 reservatórios em observação, com menos de 20% do volume. Há ainda 27 mananciais com mais de 20% do volume e, desde o fim de semana, há um reservatório sangrando.

O açude de São José II, no Cariri da Paraíba, sangrou após uma precipitação de 115 mm no município de Monteiro no sábado (1º), segundo a Aesa. O reservatório tem uma capacidade de 1.311.540 m³.

Pelo menos 78 cidades registraram chuvas neste fim de semana na Paraíba, segundo dados divulgados pela Agência de Gestão das Águas do Estado (Aesa). A cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, registrou o maior índice pluviométrico, com 115 mm. Já Taperoá, também no Cariri, teve o menor índice de chuvas, com apenas 0,3 mm.

No Sertão
Em Sousa, o açude de São Gonçalo está com 25% de sua capacidade total o que corresponde a 11.141.360m³. Já em Cajazeiras, o açude Engenheiro Ávidos está apenas com 5% de sua capacidade (12.733.336m³).

DIÁRIO DO SERTÃO

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan