header top bar

section content

Fiscalização! Operação do IBAMA apreende dezenas de aves silvestres próximo a sede do órgão na cidade de Sousa. Confira as imagens aqui!

O IBAMA informou que é possível denunciar qualquer tipo de crime ambiental, e que não é preciso identificar. Confira aqui!

Por Campelo Sousa

06/04/2017 às 14h21 • atualizado em 06/04/2017 às 14h25

Aves foram apreendidas pelo IBAMA em Sousa (foto: João Fábio)

O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) realizou na cidade de Sousa uma grande operação na manhã desta quinta-feira (06) que resultou na apreensão de aproximadamente 20 aves silvestres que estavam presas em gaiolas em residências de criadores clandestinos no Bairro Jardim Sorrilândia I próximo a sede do IBAMA.

De acordo com a Lei 9605/98 através do Decreto de Lei 6514/2008, o criador de animal silvestre esta sujeito a multa administrativa do IBAMA de R$ 500 por indivíduo de espécie que esteja fora da lista ou ameaçado de extinção, R$ 5 mil por aqueles que constam na lista de extinção do órgão, além das multas, e ainda terá que responder processo administrativo do IBAMA. O infrator também responde, junto a Justiça Federal, por crime ambiental, onde de acordo com a Lei, serão aplicadas outras multas e penalidades que variam de prestação de serviço a prisão em regime fechado (cadeia).

Aves foram apreendidas pelo IBAMA em Sousa (foto: João Fábio)

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, esclarece que está aberto para as pessoas que queiram denunciar qualquer tipo de crime ambiental, que não é preciso se identificar, bastando apenas ligar para os telefones do IBAMA de Sousa: 0800-618080 ou 3522-3976, ou podem se dirigir a Sede do órgão, que fica localizado às margens da BR 230, próximo ao IFPB, antiga Escola Agrotécnica Federal de Sousa que terão os nomes preservados.

Todas as aves apreendidas foram encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em João Pessoa, para serem examinadas e em seguida devolvidas à natureza.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: