header top bar

section content

Ricardo inspeciona construção de Escola Técnica e Estação de Tratamento d’água em Itaporanga

A previsão é que as obras sejam concluídas até fevereiro de 2018. A obra está na fase inicial de terraplanagem.

Por Priscila Belmont

11/04/2017 às 09h56

O governador determinou a ampliação do número de operários para acelerar os trabalhos.

O governador Ricardo Coutinho inspecionou, na tarde da segunda-feira (10), duas obras do Governo do Estado em construção na cidade de Itaporanga, no Vale do Piancó. Ricardo, acompanhado da vice-governadora Lígia Feliciano, do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia, e auxiliares do Governo, inspecionou as obras de construção da Escola Técnica Estadual e, em seguida, as obras da Estação de Tratamento de Água da Cagepa. O sistema terá vazão de 70 litros por segundo de água tratada.

Ricardo declarou que Itaporanga e região terão um elevado ganho na educação quando a Escola Técnica Estadual estiver funcionando. A previsão é que as obras sejam concluídas até fevereiro de 2018. A obra está na fase inicial de terraplanagem.

Seis Escolas Técnicas Estaduais já funcionam em Bayeux, João Pessoa, Mamanguape, Cuité, São Bento e Cajazeiras. Os investimentos superaram R$ 100 milhões, incluindo os equipamentos. As seis a serem construídas são em Itaporanga, Guarabira, Campina Grande, Sousa, Patos, e Serra Branca.

Sobre os investimentos na região e na Paraíba em obras de infraestrutura hídrica, o governador destacou que a segurança hídrica está chegando aos municípios paraibanos. “Estações de Tratamento de Água nós já implantamos 26 unidades em todo o estado. E fizemos mais 1.127 quilômetros de adutoras”. Tanto nas obras da Escola Técnica quanto na ETA, o governador determinou a ampliação do número de operários para acelerar os trabalhos.

O Vale do Piancó, além de estradas, está sendo beneficiado com obras hídricas. A Estação de Tratamento de Água de Itaporanga tem previsão de ser entregue em junho. Os municípios de Pedra Branca e Nova Olinda também serão assistidos com ETAs. Em relação à adutora de Diamante e Boa Ventura, a previsão de conclusão da obra é em julho.

A vice-governadora Lígia Feliciano afirmou que a Paraíba, nos últimos anos, tem alcançado um desenvolvimento exemplar no campo da educação. “A gente sabe que a educação é que transforma, traz o crescimento. Quando a gente vê seis escolas técnicas em funcionamento e outras seis sendo construídas para ofertar ensino profissionalizante para que o jovem tenha uma profissão”, comentou.

O prefeito de Itaporanga Divaldo Dantas, declarou que a cidade aguarda com expectativa a Escola Técnica que beneficiará todo o Vale do Piancó e até jovens de estados vizinhos.

O secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, disse que o Estado vai ter Escolas Técnicas em todas as Regionais de Ensino e no caso da unidade de Itaporanga, os cursos a serem ofertados serão definidos em julho, junto com o setor produtivo e os trabalhadores.

De acordo com o secretário de Articulação e Desenvolvimento Municipal, Buba Germano, até o fim do ciclo 2017 do Orçamento Democrático Estadual o governo terá destinado R$ 72 milhões.

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Gervásio Maia, destacou a importância das duas obras para Itaporanga e região. “Mais uma obra importante a Escola Técnica, tão importante quanto a adutora que já está pronta, a Estação de Tratamento de Água já está quase pronta. Então são muitas realizações”, pontuou.

Gervásio Maia também ressaltou a participação em mais uma plenária do Orçamento Democrático Estadual. “A certeza de que a Paraíba, diferentemente de outros estados, vem realmente se projetando para o desenvolvimento”, observou.

À noite, o governador e comitiva participaram da Plenária do Orçamento Democrático Estadual, no ginásio poliesportivo O Madrugão.

Secom

Recomendado pelo Google: