header top bar

section content

Em apenas 24 horas, chuvas na capital ultrapassam 50% do limite esperado para o mês inteiro; Já no Sertão situação é precária

Ao contrário da capital, o Sertão ainda padece com poucas chuvas e o pouco acumulo de águas nos açudes.

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

03/05/2017 às 16h54

Açude Estevam Marinho em Coremas (Foto: Diário do Sertão / Zildo Vicente)

As chuvas em João Pessoa, capital Paraibana, atingiram mais de 50% do esperado para todo o mês de maio nas últimas 24 horas, apontou a Defesa Civil e a Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (AESA).

Alguns bairros registraram até 148 milímetros de chuvas entre a manhã de terça-feira e a manhã desta quarta-feira (3), o que ocasionou alagamentos, quedas de árvores e outros transtornos aos moradores da capital. Devido à queda de árvores, várias vias de bastante movimento ficaram sem energia elétrica, dificultando o trajeto dos motoristas.

Motoristas e motociclistas ficaram presos no trânsito de João Pessoa por conta da chuva (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)

Ao contrário da capital, o Sertão ainda padece com poucas chuvas e o pouco acumulo de águas nos açudes.

Segundo dados (AESA), dos 126 reservatórios, 42 estão com menos de 20% de suas capacidades, 46 estão praticamente secos ou com menos de 5% de suas capacidades, outros 36 estão com volume superior a 20%, e apenas 03 reservatórios estão sangrando atualmente no estado.

O Meteorologista Rodrigo Cézar Limeira, as recargas dos dois mananciais são pequenas, pois Mãe d´Água continua quase seco e Coremas que tem atualmente 52 milhões de metros cúbicos até a presente data de 02 de Maio, apresenta consumo que se aproxima de 15 milhões de metros cúbicos por mês. Portanto, a recarga do manancial é insuficiente para atender as demandas de consumo dos municípios de Paraíba e Rio Grande do Norte até o final do ano.

DIÁRIO DO SERTÃO

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!