header top bar

section content

Em apenas 24 horas, chuvas na capital ultrapassam 50% do limite esperado para o mês inteiro; Já no Sertão situação é precária

Ao contrário da capital, o Sertão ainda padece com poucas chuvas e o pouco acumulo de águas nos açudes.

Por Campelo Sousa

03/05/2017 às 16h54

Açude Estevam Marinho em Coremas (Foto: Diário do Sertão / Zildo Vicente)

As chuvas em João Pessoa, capital Paraibana, atingiram mais de 50% do esperado para todo o mês de maio nas últimas 24 horas, apontou a Defesa Civil e a Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (AESA).

Alguns bairros registraram até 148 milímetros de chuvas entre a manhã de terça-feira e a manhã desta quarta-feira (3), o que ocasionou alagamentos, quedas de árvores e outros transtornos aos moradores da capital. Devido à queda de árvores, várias vias de bastante movimento ficaram sem energia elétrica, dificultando o trajeto dos motoristas.

Motoristas e motociclistas ficaram presos no trânsito de João Pessoa por conta da chuva (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)

Ao contrário da capital, o Sertão ainda padece com poucas chuvas e o pouco acumulo de águas nos açudes.

Segundo dados (AESA), dos 126 reservatórios, 42 estão com menos de 20% de suas capacidades, 46 estão praticamente secos ou com menos de 5% de suas capacidades, outros 36 estão com volume superior a 20%, e apenas 03 reservatórios estão sangrando atualmente no estado.

O Meteorologista Rodrigo Cézar Limeira, as recargas dos dois mananciais são pequenas, pois Mãe d´Água continua quase seco e Coremas que tem atualmente 52 milhões de metros cúbicos até a presente data de 02 de Maio, apresenta consumo que se aproxima de 15 milhões de metros cúbicos por mês. Portanto, a recarga do manancial é insuficiente para atender as demandas de consumo dos municípios de Paraíba e Rio Grande do Norte até o final do ano.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: